dezembro 12, 2014

E O QUE É QUE ENCONTRASTE EM BELÉM?


Ilustração de Shooty

"- Viram-no? - foi a primeira pergunta de Taor.
 - Vimo-lo - disseram ao mesmo tempo Gaspar, Belchior e Baltasar.
 - É um príncipe, um rei, um imperador rodeado por um séquito magnífico? - quis Taor saber ainda.
 - É uma criança nascida na palha de um estábulo entre um boi e o burro - responderam os três. (...)
 - E o que é que encontraste em Belém?
 - Um recém-nascido na palha de um estábulo, já to dissemos, e os meus companheiros e todas as testemunhas daquela noite - a mais longa do ano - confirmam este testemunho. Mas o estábulo era como um templo, o carpinteiro, pai da criança, um patriarca, a sua mãe, uma virgem, a própria criança, um deus encarnado no mais fundo da pobre humanidade, e uma coluna de luz atravessava o telhado de colmo do miserável abrigo".

                                                                      Michel Tournier, In Gaspar, Belchior&Baltasar




Do escritor francês Michel Tournier
Editado pelas Publicações Dom Quixote
GASPAR, BELCHIOR & BALTASAR




O episódio dos Reis Magos, e a homenagem nela implícita, que povos longínquos e pagãos assim prestaram àquele que, na tradição judaica-cristã, veio para salvar o mundo, tem exercido desde há dois mil anos um inegável e misterioso fascínio. Isso, apesar de os Evangelhos quase os não mencionarem, e de a História e a lenda serem por isso avaras de informações a seu respeito.
A história desses homens, dos seus sonhos, das motivações que um dia os levaram a deixar os seus palácios e a sua gente, para seguirem o cometa que os conduziria até ao lugar do nascimento de Cristo, é o que sugerimos como leitura para este fim de semana.



Michel Tournier nasceu em Paris a 19 de dezembro de 1924. É considerado um dos mais notáveis e estimulantes escritores franceses da atualidade, tendo já obtido, em 1967, o Grande Prémio do Romance da Academia  Francesa com o seu romance Sexta-feira ou a Vida Selvagem e, em 1970, por unanimidade, o Prémio Goncourt com o seu romance O Rei dos Álamos.
Em 1993 obteve a Medalha Goethe e em 1997 foi Doctor Honoris Causa da Universidade de Londres.
Quando o definem como escritor juvenil, defende-se dizendo "eu não escrevo para crianças, escrevo com um ideal de brevidade, de clareza e de proximidade do concreto".



Bom Fim de Semana


Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...