setembro 24, 2014

LA LECTURA OBLIGADA ES NEFASTA.




Fez no passado dia 22 de setembro um ano que faleceu o escritor colombiano Álvaro Mutis.
 
O seu grande amigo e primeiro leitor das suas obras, Gabriel Garcia Marquez, que o descrevia como "um dos maiores escritores do nosso tempo", pouco depois de conhecida a notícia da sua morte, escreveu apenas uma palavra no Twitter: Mutis.

 

Álvaro Mutis nasceu a 25 de agosto de 1923, em Bogotá, Colômbia. Filho do diplomata Santiago Mutis, passou parte da sua infância em Bruxelas onde o pai foi embaixador.
Antes de se tornar escritor, trabalhou no seu país como jornalista, relações públicas, locutor de rádio, distribuidor de filmes da 20Th Century Fox na América Latina, fez dobragens em filmes e deu voz ao narrador da série Os Intocáveis.
Em 1948 iniciou a sua carreira literária com a publicação de um livro de poesia, La Balanza, seguindo-se, em 1953, Los Elementos del Desastre.
Octavio Paz, de quem era amigo,  Pablo Neruda, Saint-John Perse e Walt Whitman, foram as suas grandes influências.
 
 
Viajou para o México em 1956 com cartas de recomendação do realizador espanhol Luis Buñel e do produtor mexicano de televisão Luis de Llano Palmer.
Três anos depois da sua chegada ao México, foi acusado de fraude pela multinacional norte-americana Standard Oil Co, onde trabalhava como relações públicas. Esteve preso durante 15 meses na prisão de Lecumberri, na Cidade do México. Dessa experiência "uma lição que nunca esquecerei nas mais intensas e profundas camadas de dor e fracasso", nasceu, em 1959,  o seu primeiro romance Diário de Lecumberri.

"O homem é uma espécie que falhou como espécie,
um ser dedicado a destruir o meio em que vive"

Em 1953 criou a personagem Maqroll, el Gavieiro, seu alter ego, que se tornou uma marca da sua obra, sendo o protagonista de sete dos seus nove romances. 
A Biblioteca Municipal dispõe para empréstimo domiciliário dois romances:
  • A Neve do Almirante
  • A Última Escalada do Tramp Steamer.
Por diversas ocasiões Álvaro Mutis mencionou abertamente o seu amor por Portugal e pela sua literatura. Falava português e era um fiel leitor de Fernando Pessoa.
Em vários dos seus escritos assinou com o pseudónimo de Arvar de Matos, diplomata português.

"O outono estava prestes a terminar e Lisboa mostrava o seu rosto de opacidade e tristeza, tão de acordo com os fados  que os turistas fingem desfrutar nas tabernas."
                                                                                    In A Última Escalada do Tramp Steamer
 
 
Álvaro Mutis foi galardoado com os seguintes Prémios: 
  • Prémio Médicis para melhor romance estrangeiro em França (A Neve do Almirante, 1988)
  • Prémio Príncipe das Astúrias de Letras em 1997
  • Prémio Rainha Sofia de Poesia em 1997
  • Prémio Cervantes em 2001 





Visite-nos e Descubra o Prazer da Leitura

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...