outubro 27, 2016

"TODO O ESCRITOR ESCREVE SOBRE AQUILO QUE LHE DÓI"

Presidido por Manuel Alegre, o júri do Prémio Leya, que conta com a participação de José Carlos Seabra Pereira, José Castello, Lourenço do Rosário, Nuno Judice, Pepetela e Rita Chaves, decidiu por unanimidade, este ano, não atribuir o galardão literário. Entre as 449 obras apresentadas a concurso não havia nenhuma com a "qualidade exigida" pelo júri.

Não foi o que aconteceu em 2014
Também por unanimidade, o mesmo júri, decidiu premiar o romance que "trata de um tema delicado, que poderia suscitar uma visão sentimental e vulgar: a relação entre dois irmãos, um deles com síndrome de Down. A realidade é trabalhada de uma forma objetiva e com a violência que estas situações humanas podem desenvolver, dando também um retrato social que evita tomadas de decisões fáceis. Há no entanto uma tonalidade lírica na relação que se estabelece entre dois deficientes e que salva, através de apontamentos de poesia e de humor, o desconforto de quem vive este problema.

O júri em 2014 leu e gostou e,
 certamente o leitor também irá ler e gostar.

Só tem de nos visitar e requisitar o romance

Escrito por Afonso Reis Cabral
Editado pela Leya
O Meu Irmão


Com a morte dos pais, é preciso decidir com quem fica Miguel, o filho de 40 anos que nasceu com síndrome de Down. É então que o irmão - um professor universitário divorciado e misantropo - surpreende (a até certo ponto alivia) a família, chamando a si a grande responsabilidade. Tem apenas mais um ano do que Miguel, e a recordação do afeto e da cumplicidade que ambos partilharam na infância leva-o a acreditar que a nova situação acabará por resgatá-lo da aridez em que se transformou a sua vida e redimi-lo da culpa por tantos anos de afastamento. Porém, a chegada de Miguel traz problemas inesperados - e o maior de todos chama-se Luciana.
Numa casa de família, situada numa aldeia isolada do interior de Portugal, o leitor assistirá à rememoração da vida em comum destes dois irmãos, incluindo o estranho episódio que ameaçou de forma dramática o seu relacionamento.

"Tenho quatro irmãs mais velhas e um irmão mais novo, que tem síndrome de Down.
 A proximidade com o meu irmão fez-me conhecer bastante bem a doença. 
O livro não é um testemunho da minha vida, até porque é ficção.
 Mas todo o escritor escreve sobre aquilo que lhe dói."
                                                                                        Afonso Reis Cabral



Nascido em Lisboa a 31 de março de 1990, Afonso Reis Cabral cresceu no Porto. A escrita é uma paixão antiga, já que escreve desde os 9 anos. "Dizia aos meus pais que o meu sonho era escrever um livro."
Em 2005 publicou Condensação, no qual reuniu escritos até aos 15 anos. Publicou textos em diversas publicações periódicas  e em 2008 ficou em 8º lugar no 7th European Student Competition in Ancient Greek Language and Literature, entre mais de 350  concorrentes de 551 escolas europeias e mexicanas. Foi o único português a concorrer.
É licenciado em Estudos Portugueses pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, tendo recebido o Prémio Mérito e Excelência atribuído ao melhor aluno do curso. Na mesma instituição fez o mestrado em Estudos Portugueses com a dissertação A Orquestra Oculta - Os Estudos da Consciência e a Literatura.
Foi bolseiro no Centro de História da Cultura, onde desenvolveu investigação sobre a editora Romano Torres.
Trabalhou como revisor e atualmente é editor adjunto na Alêtheia.

"É uma vergonha, e é muito português: o último parágrafo do livro foi escrito
 na manhã em que o enviei por correio, apenas dois dias antes da data limite. 
Quando o telemóvel tocou, revelando a voz de Manuel Alegre, 
reagi como qualquer pessoa: Não acredito, não acredito".
                                                                                                  Afonso Reis Cabral



" No terraço em frente da entrada sobrou apenas o abandono.
 O tempo cobriu-o com uma camada de folhas."






Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...