outubro 25, 2016

É RICA EM PROTEÍNAS, VITAMINAS E MINERAIS


Quem a terá inventado?
Os Chineses, os Italianos, os Árabes?

Não há dúvida nenhuma, que Marco Polo as levou da China para Itália em 1295, mas alguns historiadores pensam que já existiam em Itália antes disso.
Independentemente de onde e quando foi "inventada", parece certo terem sido os Sicilianos os primeiros a fervê-la em água. 
Por altura do Renascimento, ela constava frequentemente das ementas italianas. Os ricos florentinos acompanhavam-na com o precioso açúcar e especiarias, mas os menos abastados tinham de se contentar em comê-la simples ou com ingredientes humildes, como o alho, vegetais e queijo.

O Leitor já adivinhou que estamos a falar de Massas.
Mas Porquê?

Porque hoje, 25 de outubro, celebra-se
 O Dia Mundial das Massas


A ideia de celebrar esta data surgiu em 1995 num congresso mundial sobre massa, sendo a data instituída em 1998 pela International Pasta Organization (IPO).
Neste dia lembramos a importância da massa para uma alimentação saudável e equilibrada, não esquecendo o sua importância para quem pratica desporto, já que desempenha um papel relevante na preservação muscular.


"Sabemos hoje que as massas alimentícias são componentes chave numa alimentação saudável e equilibrada. A Dieta Mediterrânea, onde as massas têm lugar, constitui um exemplo de um padrão alimentar saudável e está já comprovado cientificamente que os seus benefícios para a saúde ultrapassam os modernos padrões alimentares ocidentais e que as dietas com maior sucesso na redução de peso são as que mantêm o equilíbrio entre os três principais macronutrientes, onde se incluem os carboidratos. Duvida-se, aliás, que as dietas muito pobres em hidratos de carbono sejam seguras a longo prazo."
Nuno Borges
Nutricionista e Professor na Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação 
da Universidade do Porto


A massa é um dos alimentos mais populares do mundo atual. Disponível numa variedade impressionante de feitios e sabores, é incrivelmente versátil e pode ser servida das mais variadas formas. Simples ou sofisticada, rápida e fácil de confecionar, é a opção ideal para refeições de todos os dias e de última hora, todas elas de fazer crescer água na boca.
Rica em proteínas, vitaminas e minerais, a massa é um alimento com hidratos de carbono complexos. Proporciona tanta energia como a proteína pura, como o bife, mas com pouca ou nenhuma gordura. Dos 8 aminoácidos essenciais necessários a uma proteína completa, a massa contém 6, sendo apenas preciso um pouco de queijo, carne, peixe, leguminosas ou ovo, para se tornar completa.
A chave para uma alimentação saudável reside em comer massa como os italianos o fazem, apenas com uma porção de ingredientes adicionais.
A incidência de doenças cardíacas em Itália é uma das mais baixas do mundo e médicos, nutricionistas e cientistas concordam, que a dieta nacional tem um grande e importante papel. A massa é um alimento natural que não contém aditivos.
Para quem quer controlar o seu peso pode ficar surpreendido ao saber que 85 g. de massa cozinhada contém apenas 100 calorias, podendo portanto ser integrada numa dieta de calorias controladas, desde que o molho seja leve. Os atletas também apreciam as massas por ser um alimento rico em energia, fácil de digerir e, ainda assim, imensamente saciador.



Caro Leitor, 
para comemorar este dia é 
indispensável comer um prato de massa.

Para o ajudar na confeção do seu prato de massa, só necessita de nos visitar. 
"As Massas" 
estarão no nosso Átrio de entrada, a par com a nossa mostra bibliográfica
"Medicina e Saúde"
até ao dia 31 deste mês.





Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...