agosto 24, 2016

ESPERO QUE O MEU GATO NUNCA DESCUBRA QUE ESCREVI UMA HISTÓRIA EM HONRA DE UM CÃO



Louis de Bernières, escritor inglês, nascido a 8 de dezembro de 1954, tornou-se famoso em todo o mundo com o seu romance O Bandolim do Capitão Corelli, (que o Leitor pode requisitar na sua Biblioteca para leitura domiciliária), escreveu outro romance, que agora divulgamos, que vai poder ser lido por leitores de todas as idades e que se chama O Cão Vermelho,
editado pelas Edições Asa.


"Entre toda a tristeza e as diligências para o funeral, todos se esqueceram do Cão Vermelho e só três dias mais tarde é que alguém reparou que ele continuava à espera, à porta da casita de John. 
(...) Ao fim de três semanas, o Cão Vermelho apareceu na central de transportes, não fosse John estar lá. Os condutores trataram-no como um velho amigo e ele começou por passar metade do tempo na central e a outra metade à espera de John à porta da sua casita vazia. (...)
Só existe uma coisa pior do que perder a pessoa que mais se ama, é perdê-la sem saber porquê. Quando se é cão, o dono é como um deus e a dor de perdê-lo é ainda maior. (...) Se fosse capaz de falar, teria perguntado repetidamente: "Alguém viu o John?". 
Foi a partir desta altura que o Cão Vermelho se tornou o Vagabundo da Pilbara, o Cão do Noroeste, que pertencia a toda a gente porque não conseguia encontrar aquele que mais amava e não se contentava com menos."


Estátua do Cão Vermelho em Karratha, que segundo dados recolhidos pelo
autor, nasceu em 1971 e morreu a 20 de novembro de 1979.

"No inicio de 1998 fui a Perth, na Austrália, com o objetivo de participar num festival literário. Previamente acordada estava uma visita a Karratha, onde deveria integrar um jantar literário. Karratha é uma cidade mineira, no norte. Composta por vastas áreas de terra vermelha, rochas e mato, a paisagem é extraordinária. Imagina que Marte deve ser semelhante.
Decidi explorar a zona e descobri uma estátua de bronze - O Cão Vermelho - nas imediações da cidade de Dampier. Senti imediatamente que tinha de desvendar o passado daquele cão fabuloso. Regressei alguns meses mais tarde e passei duas maravilhosas semanas a recolher histórias sobre ele e a visitar os lugares por onde ele passara, escrevendo à medida que viajava. Espero que o meu gato nunca descubra que escrevi uma história em honra de um cão"
                                                                                                         Louis de Bernières



Em 2011, o realizador Kriv Stenders, inspirado neste mesmo livro, realizou o filme Cão Vermelho (Red Dog) que conta a história real de um cão de raça Kelpie australiano, que viveu na região de Pilbara (oeste da Austrália) nos anos 70 do século XX. 



Visite-nos. 
Leve o Cão Vermelho consigo e
 descubra porque é que todos gostavam dele.





Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...