setembro 25, 2015

HOJE SUGERIMOS


Está tudo no livro que propomos para leitura de fim de semana.

"Um romance para adultos sobre a sabedoria das crianças
a irreverência dos idosos e a magia do quotidiano."


A MENINA PERDIDA & ACHADA
Brooke Davis
Editora Asa

Millie Bird tem sete anos quando se apercebe de que tudo à sua volta tem um fim. Para não esquecer, começa um Livro de Coisas Mortas, no qual regista todas as coisas que lhe tocam o coração e desapareceram. Não podia imaginar que a Coisa Morta número 28 seria o seu pai. Pouco tempo depois, a mãe abandona-a na secção de roupa interior de uma loja e não volta mais.

Karl, o Datilógrafo tem oitenta e sete anos quando o filho lhe dá um beijo de despedida e o deixa num deprimente lar de idosos. Em tempos, Karl escrevia as mais românticas "cartas" de amor à mulher. Agora, mais só do que nunca, passa os dias a pensar numa forma de começar a viver de novo. Num rasgo de lucidez e euforia, consegue fugir.

Agatha Pantha tem oitenta e dois anos e não sai de casa desde a morte do marido. A coberto das cortinas e da hera da sua janela, gosta de gritar aleatoriamente com os vizinhos e mantém uma rotina diária tão rigorosa quanto desnecessária. Até ao dia em que avista uma menina solitária do outro lado da rua. 

Millie, Agatha e Karl são três almas perdidas que um acaso do destino vai unir. Juntos, partem em busca da mãe de Millie e, pelo caminho, vão descobrir que as crianças podem ser sábias, que a velhice não equivale à morte e que quebrar as regras de vez em quando pode ser a chave para a felicidade.


"Com o seu estilo simultaneamente sóbrio e exuberante, melancólico e extravagante, 
Brooke Davis escreveu uma história arrebatadora."
Miami Herald


Brooke Davis é australiana. Já foi escritora de viagens, editora e livreira. Este foi o romance de estreia. 
A Menina Perdida & Achada é fruto de um episódio trágico da vida da autora, que quis escrever sobre a tristeza não como um processo com princípio e fim, mas como algo que faz parte da vida. Completou recentemente o doutoramento em escrita criativa pela Curtin University, na Austrália. 
A Menina Perdida & Achada foi um sucesso retumbante por todo o mundo, tendo sido vendido para mais de vinte países.










setembro 15, 2015

NOVIDADES

Hoje damos-lhe a conhecer as últimas novidades editoriais dos nossos autores locais e que já pode requisitar na sua Biblioteca Municipal.  Ora veja:

"A estrela que não sabia dançar" 
Marie Spleiss e José Nobre, Chiado Editora, 2015

"Em busca de uma filosofia poética"
Klemen Craveiro, Folheto Edições (poesia)



"Garimpeiro de Afectos e Desfibrilhador de Memórias"
José M. C. Santos, Chiado Editora

"arbore"
Ana Maria Santos, Ed. Alfarroba (contos)







"Metamorfose Mental"
Gonçalo Cardeira, Ed. Vieira Silva (poesia)







setembro 04, 2015

O REGRESSO

Com o fim do período de férias, já se começa a perspectivar o regresso à vida escolar e às habituais rotinas diárias, tão bem conhecidas por todas as famílias. Se durante as férias ainda alimentamos a esperança de virmos a conseguir conviver serenamente com essas rotinas, mantendo a calma e o otimismo, a realidade, mais cedo ou mais tarde, acaba por vir a revelar-se menos idílica e, quantas vezes, bastante cruel. Todos sabemos, o quanto é difícil conciliar a vida pessoal e profissional, com a manutenção de um ambiente de calma e serenidade, indispensável ao bom funcionamento da vida familiar. Quando o equilíbrio entre todos os factores, que fazem parte da nossa vida diária, não se consegue alcançar, então podem surgir situações de conflito, das quais os filhos raramente saem ilesos.

Super - Mom

Com a nossa sugestão de leitura para o fim de semana
pretendemos dar uma pequena ajuda para se conseguir encontrar "aquele equilíbrio", 
que nos pode trazer dias mais calmos.



Este livro, "Parentalidade positiva - Pais otimistas, filhos felizes", do pedopsiquiatra Pedro Strecht, de narrrativa cativante e com testemunhos reais, propõe uma atitude otimista centrada no reforço das nossas qualidades e competências enquanto pais.
Afinal, o que todos queremos é que os nossos filhos cresçam seguros, felizes e com autoestima elevada, para virem a ser adultos equilibrados e confiantes, aptos a responder a uma sociedade em profunda e constante mudança.
A editora


Deixamos-lhe aqui algumas passagens, extraídas do livro, para que se sinta tentado a lê-lo:


"(...) Não despacha os trabalhos de casa a tempo ... Fica horas a brincar com tudo, borrachas, lápis, o que for preciso, tudo serve para se distrair ... Não sei se entrou para a escola cedo demais (o aniversário é no início de dezembro), mas em comparação com a irmã, não tem responsabilidade nenhuma ... Não lhe vemos nenhum lado sério! (...)"

* * *

"(...) Quando estamos especialmente disponíveis para observar determinadas realidades, parece que tudo nos entra pelos olhos dentro ... Na mesa ao lado, um casal também com três filhos. À frente da mais pequenina, que não deveria ter mais de 2 anos de idade e parecia visivelmente cansada e com sono, um tablet onde ela se fixava nas imagens de um desenho animado infantil ... Entretanto, a massa era-lhe servida à colher pela mãe, enquanto a criança parecia submersa na imagem. Ao mesmo tempo, o pai, ainda não desligado da azáfama tecnológica, atendia até telefonemas (ouvimos conversas alheias que também invadiam a nossa privacidade) como se continuasse no local de trabalho. O filho do meio parecia comer com apetite uma pizza de tamanho generoso e guarnição viçosa (talvez fosse o mais saudável) e o mais velho, já pré-adolescente, enviava sucessivas mensagens no telemóvel, usando apenas uma mão (genial !), enquanto a outra levava a comida à boca.(...)"

* * *

"(...) A criança, quando brinca, pode ser tudo. (...) Não há nada mais saudável para o crescimento emocional do seu filho do que os momentos em que brinca. (...)"

* * *


Pedro Strecht, médico de Psiquiatria da Infância e da Adolescência, trabalhou no Departamento de Pedopsiquiatria do Hospital de D. Estefânia em Lisboa, foi professor do Ensino Secundário Oficial e Particular e Supervisor da Comissão Regional de Lisboa do Projeto de Apoio à Família e à Criança. Fez breves estágios na Tavistock Clinic, Brent Adolescent Centre, em Londres, e na Mulberry Bush School, uma comunidade terapêutica que acolhe e trata crianças vítimas de privações emocionais múltiplas. Para além da actividade privada, é médico do Centro de Estudos Dr. João Santos "Casa da Praia" e da Cooperativa "A Torre". Colabora na revista "Pais e Filhos".
Trabalhou e colaborou com Teresa Ferreira e Daniel Sampaio, entre outros.
Começou a publicar em 1993. Dos seus vários livros destacamos Crescer VazioPreciso de Ti - Perturbações Psicossociais em Crianças e AdolescentesRecados do Tempo do Menino Jesus - Histórias de Natal para CriançasInteriores - Uma Ajuda aos Pais sobre a Vida Emocional dos FilhosQuero-te Muito - Crónicas para pais sobre filhos, Ser adolescente e Para que servem os avós. O livro que lhe propomos é a sua mais recente obra, publicada em março 2015.


" Há sempre filhos à espera dos pais. Há sempre pais à espera dos filhos. Ambos estão ávidos de um (re)encontro que os confirme na mais sólida ligação que sempre pode existir: o amor. (...) Olhe então para ele (filho) como uma criança em crescimento e que precisa e espera de si uma posição compreensiva de amor parental, amplo, uno, indivisível. 
Amor amor amor onde andarias
talvez um dia amor amor tu venhas
salvar quem sempre e só amor reclama."










LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...