fevereiro 27, 2015

THOMAS MANN

No passado dia 6 de fevereiro foi notícia a reedição pela Bertrand do romance de



Um Homem e o seu Cão é uma comovente história da relação de Thomas Mann com o seu perdigueiro alemão. Desde o primeiro encontro, numa quinta, Mann conta como gradualmente começa a amar este animal inteligente, leal e cheio de energia. Durante os seus passeios diários, Mann começa a compreender e apreciar Bashan enquanto ser vivo, testemunha o seu prazer em caçar lebres e esquilos e as suas meticulosas inspeções a pedras, galhos e folhas húmidas. Mann reflete sobre a vida interior do animal e maravilha-se com a facilidade com que ele confia totalmente em si, pondo a sua vida nas mãos do dono. Os dois desenvolvem uma compreensão um do outro com o passar do tempo, mas Mann ganha também consciência de uma divisão intransponível que os separa. E, como em todas as relações, existem momentos de tensão, frustração ou desilusão, mas que são sempre superados por uma ligação íntima, profunda e de grande amizade entre os dois. Uma história encantadora de amizade entre um homem e um cão.
Consultando o nosso catálogo bibliográfico podemos verificar a existência desse romance, numa edição de 1962, da responsabilidade da Editora Inquérito, tradução de João Gaspar Simões, ilustração de Figueiredo Sobral e com o título O CÃO E O DONO.

E é este o livro que escolhemos para
 sugestão de leitura para o seu fim de semana:
a comovente história da relação de Thomas Mann com o seu perdigueiro alemão Bashan.


"Sabendo isso, ela telefonou-nos lá do alto da montanha para nos dizer que recolhera um cão, exatamente o que nós precisávamos, e que o podíamos ver quando quiséssemos. Os nossos pequenos quiseram logo vê-lo e a nossa curiosidade não foi menor. (...)
Classificações à parte, que belo animal é este Bashan, ali colado ao meu joelho, olhando para mim com toda a devoção! (...)
E o Bashan delicia-me a vista com os seus lindos pulos pelo baixo parapeito de relva à minha esquerda. Salta ora para um lado ora para o outro - e não há dúvida que o faz porque sabe que eu gosto. (...)
E isto faz-nos rir aos dois. Sim, o Bashan também ri; e, quando se ri, maravilho-me com isso, pois é para mim a coisa mais comovedora do mundo."

Thomas Mann, um dos maiores romancistas do século XX, nasceu a 6 de junho de 1875, em Lübeck, Alemanha, no seio de uma família burguesa. Nietzsche e Schopenhauer, foram dois filósofos que o influenciaram, tanto que Thomas Mann, passa a ser considerado como o mestre do romance psicológico. No seu romance "A Montanha Mágica", escrita em 1924, faz um relato de uma Europa em ebulição que precede a Primeira Guerra Mundial. Opositor do regime nazi, deixa a Alemanha em 1933 e fixa-se na Suíça, na localidade de Küsnacht, e perde a nacionalidade alemã a 2 de dezembro de 1936. Em 1938, vai viver para os Estados Unidos da América e seis anos depois torna-se cidadão americano. Só em 1952 voltará ao seu país natal. Em 1929 recebeu o Prémio Nobel da Literatura e em 1949 o Prémio Goethe. Faleceu, aos oitenta anos, a 12 de agosto de 1955, em Kilchberg, perto de Zurique, na Suiça.



Não é um perdigueiro alemão;
É de raça indefinida, chama-se Maya e foi adotada no Canil Municipal

"Quando porventura me sento a ler num recanto do muro, ou na relva,
 encostado a uma árvore favorita, 
gosto muito de interromper as minhas preocupações intelectuais 
para falar e brincar com o Bashan".
                                                                                              Thomas Mann
                                                                                                         In, O Cão e o Dono



Tenha um Bom Fim de Semana
em boa companhia


fevereiro 18, 2015

SEI QUEM ELE É!


"É o homem que faz a História e não a História que faz o homem"
                                                                                                              Henri Massis



"Não. O século XX não foi "o século do povo". Foi - mais do que nenhum outro - o século da violência.
Qualquer coisa como 150 milhões de vítimas acabaram por ser imoladas no "altar" do fanatismo, do despotismo e dos interesses económicos. O povo serviu - acima de tudo - de "carne para canhão".
Em nome de Deus continuaram a cometer-se os crimes mais hediondos. Em nome da liberdade perpetraram-se as maiores carnificinas. Em nome da fraternidade atiçaram-se ódios irreconciliáveis. Em nome da justiça social aprofundou-se o abismo entre os muito ricos e os muito  muito pobres."

Manuel José Homem de Mello
In, Os Líderes do Século



Estas são algumas das principais figuras da política mundial do século passado.
Algumas são facilmente reconhecíveis ao Leitor, outras ...


Até ao dia 28 de fevereiro, no átrio da entrada da sua Biblioteca
o Leitor encontrará uma mostra bibliográfica sobre a vida e obra
destas e de muitos outras Personalidades.

Visite-nos, requisite um dos inúmeros livros à sua disposição e diga

Sei Quem Ele É...



"O que a História nos ensina é que a História não nos ensina nada"
                                                                                                  George Bernard Shaw



Esperamos Por Si 



fevereiro 10, 2015

DESAVENÇA CONJUGAL


Desavença Conjugal
(crónica de pequenos acontecimentos)

"- Que raio! Chega uma pessoa do escritório, esfomeada como um cão e tem para comer sabe Deus o quê! E ainda por cima não pode fazer a mínima observação! Se a isso se atreve, são logo jeremiadas e lágrimas. Maldita a hora em que me casei.
Dizendo estas frases, o marido atirou para o prato a colher, que tilintou, ergueu-se dum pulo e bateu com a porta, num gesto desesperado. A mulher desatou a chorar, escondeu a cara no guardanapo e saiu também. O almoço terminara.
Ele foi para o escritório, estendeu-se no sofá e encafuou o rosto na almofada.
"Foi o Diabo que me convenceu a casar", pensou. "É bonita a vida de família, não haja dúvida! Tão depressa me casei logo senti que já tinha vontade de me matar!"
Um quarto de hora depois, fez-se ouvir um passo leve no corredor.
"É sempre isto ... Ela ofendeu-me, insultou-me, e agora anda a rondar-me a porta, quer fazer as pazes ... Mas eu não quero. Prefiro enforcar-me."
A porta rangeu de leve, abriu-se e não tornou a fechar-se. Alguém entrara e dirigia-se para o sofá em passos silenciosos e tímidos.
"Claro! Pede perdão, suplica, choraminga ... Para cá vens de carrinho! Não me arrancarás uma palavra ... Durmo, e não me apetece falar."
Enterrou a cabeça na almofada e começou a ressonar baixinho. Mas os homens são tão fracos como as mulheres; exaltam-se com facilidade e facilmente se deixam engodar. Sentindo um corpo tépido nas costas, com um movimento obstinado chegou-se para o espaldar do sofá, retirando a perna.
"Pois, pois ... Está a preparar-se para se aninhar aqui e apertar-me para uma carícia ... Não tardará que me dê um beijo no ombro, que se ponha de joelhos. Não suporto essas denguices ... Contudo, tenho de lhe perdoar. É mau, no estado em que se encontra, contrariá-la por muito tempo. Vou só fazê-la sofrer um bocadinho, para a castigar, e depois perdoarei."
Um suspiro fundo roçou-lhe docemente a orelha, seguindo de outro, e, mais outro ... Ele sentiu no ombro o contacto de uns dedos.
"Bem, vou perdoar-lhe pela última vez. Está numa tortura, coitada! Tanto mais que não sou eu quem tem razão. Criei desnecessariamente um problema."
- Então, minha querida, que é isso?
Estendeu o braço para trás e enlaçou o corpo tépido.
- Ora esta!
Era a cadela, a sua cadela Diana, que estava deitada junto dele."
Anton Tchekhov 
In, Contos e Narrativas






Nota: Este conto que agora lhe apresentamos faz parte de uma coletânea, recomendada para o 3º ciclo do ensino básico, destinado a leitura autónoma, e que o Leitor pode requisitar na sua Biblioteca.


"Ninguém melhor do que Tchekhov compreendeu a tragédia 
contida nas pequenas coisas da vida."
                                                                        Máximo Gorki




Anton Tchekhov foi um importante escritor e dramaturgo russo, considerado um dos mestres do conto moderno. Nasceu em Taganrog, no sul da Rússia, a 29 de janeiro de 1860. Terminou os estudos em Medicina em 1884 e começou a exercer nos arredores de Moscovo. "A medicina é a minha legítima esposa; a literatura é apenas minha amante."
Em 1887 ganhou o Prémio Pushkhin da Academia Russa e grande popularidade com a sua segunda antologia de contos. "Tio Vânia", "As Três Irmãs", "A Gaivota", "O Jardim das Cerejeiras", são obras-primas da dramaturgia ocidental e continuam a ser representadas por todo o mundo.
Faleceu aos 44 anos, vítima de tuberculose, a 15 de julho de 1904.



Sem Desavenças, 
Uma Boa Semana e um Feliz Dia dos Namorados


fevereiro 05, 2015

LANÇAMENTO DO LIVRO . . .


   A HISTÓRIA DO QUADRO BRANCO   

Sábado, dia 07 de fevereiro, 15:00
Auditório da Biblioteca Municipal da Marinha Grande


Texto de Mary Dolores Ribeiro Bento
Ilustrações de Gama Dinis

"A "História do Quadro Branco" não é mais do que uma metáfora que simboliza a necessidade do ser humano ser pertença a uma família, a um grupo e a uma sociedade, com quem se identifique e se potencie/cresça como indivíduo."


"Na história de vida cabe aquilo que a vida lhe proporcionou, mas também aquilo que fez com as oportunidades e vivências ocorridas. Certo mesmo é que ninguém se estrutura sozinho. A existência de Quadros Brancos significa que o percurso do indivíduo sofreu oscilações e que necessita de ajuda e de auto-ajuda para se colorir. 
Este, apesar da sua simplicidade, pretende ser um livro de sensibilização e abordagem das várias etapas sensíveis e inerentes à evolução do ser humano.
A sua vertente pedagógica tem como objetivo fazer o indivíduo pensar-se tendo em conta os aspetos positivos e negativos de uma vida em sociedade.
E então já descobriu as cores do seu Quadro?"









LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...