outubro 28, 2015

SERÁ QUE NOS SENTAMOS CORRETAMENTE NA RETRETE?


Ilustração de Maxim Kostenko

Segundo o que nos diz Giulia Enders no seu mais recente livro, não.
 E nessa ida à casa de banho, até o Homem Aranha comete erros.

Então qual será a posição correta?
Ilustração de Jill Enders
"A posição natural para se ir à casa de banho é, desde os primórdios, de cócoras. Ficar sentado numa retrete é uma novidade que só existe desde os finais do século XVIII, com a criação de uma retrete em compartimento fechado.
(...) Quer dizer que agora temos de descer do nosso trono de porcelana e passar a fazer as nossas necessidade agachados, num buraco, sem qualquer preparação ou estabilidade? A resposta é não (...) já que é possível estar agachado e sentado ao mesmo tempo. E vale a pena tentar porque não custa mesmo nada. Basta curvar ligeiramente a parte superior do corpo, colocar os pés em cima de um pequeno banco e pronto, já está. Com tudo no ângulo certo, podemos pôr-nos a ler e a dobrar o papel higiénico de consciência tranquila."
InA Vida Secreta dos Intestinos 


O livro que hoje divulgamos e que o Leitor pode requisitar para empréstimo domiciliário, encontra-se no 1º lugar do Top na Dinamarca, Holanda e Alemanha, onde já vendeu mais de 1,3 milhões de exemplares.




Editado entre nós pela Lua de Papel,
 escrito por Giulia Enders, 
A Vida Secreta dos Intestinos


Neste livro a autora explica-nos detalhadamente como funcionam os intestinos, desde que damos uma dentada num pastel de nata até ao momento em que o ciclo se completa. Ficamos a saber dados fascinantes (sabia que os intestinos têm um cérebro próprio) e, acima de tudo, o que precisamos de fazer para regular o trânsito intestinal.
Do bom funcionamento dos intestinos depende grande parte da nossa saúde: da pele às articulações, passando pelo peso certo. E para que funcionem bem temos de saber (por exemplo) a diferença entre probióticos e prebióticos, como regular a flora intestinal, os cuidados a ter com a higiene até a maneira correta de fazer aquilo que ninguém mais pode fazer por nós.
Moral da história: se procura uma saúde de ferro, aprenda a cuidar de si  - de dentro, para fora.

"Quando comecei a ler sobre o assunto fiquei chocada: percebi que os intestinos
 são um órgão com muita responsabilidade, que faz imenso."


Giulia Enders nasceu em 1990 e formou-se em Gastroenterologia na Universidade Goethe, a mais prestigiada da Alemanha, onde atualmente está a concluir o doutoramento. Por duas vezes distinguida com a bolsa Wilhelm-und-Else-Heraeus-Stiftung, a autora conseguiu em 2012 o primeiro prémio nas "Science Slam" de Friburgo, Berlim e Karlsruhe com a palestra Darm mit Charme, onde já expunha muitos dos conhecimentos científicos explorados neste livro.


E não se esqueça, 
"os intestinos podem influenciar o nosso sentido de humor"
Giulia Enders

Ilustração de Pawel Kucsynski

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...