julho 14, 2015

OS DADOS DO 1.º SEMESTRE

Terminado o primeiro semestre de 2015, vamos hoje apresentar alguns números, que refletem parte da atividade da Biblioteca Municipal e dos serviços por ela prestados.
Através do gráfico apresentado a seguir, podemos ver o número de livros emprestados para leitura domiciliária e a comparação com os meses análogos do ano anterior.


Comparativamente ao ano anterior, verificamos que houve um decréscimo na quantidade de livros emprestados. De 4.442 livros emprestados no 1.º semestre de 2014, passámos para 3.773 em 2015, significando uma redução de 669 livros requisitados.

A causa para este decréscimo pode, eventualmente, encontrar-se na diminuição da população residente na Marinha Grande (?), no menor fluxo de entrada de livros novos na Biblioteca Municipal, na desmotivação e desencanto generalizado, na concorrência de novas tecnologias e fontes de informação, entre outras.

Contudo, não deixámos de registar novas adesões, com a inscrição de 119 novos leitores, distribuídas da seguinte forma: 72 inscrições de novos leitores com idade acima dos 18 anos, 14 com idade compreendida entre os 13 e os 17 anos e as restantes 33 inscrições de crianças até aos 12 anos. 



Da totalidade de livros requisitados, cerca de 71% foram por leitores numa faixa etária acima dos 18 anos, 6% na faixa situada entre os 13 e os 17 anos e 23% dos livros emprestados pela Biblioteca Municipal destinaram-se a leitores até aos 12 anos.



TOP dos 6 mais requisitados
ao longo do primeiro semestre























Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...