abril 30, 2014

ONTEM NA BIBLIOTECA FOI ASSIM ...

Na companhia de 22 utentes do Centro Social e Paroquial de Vieira de Leiria,
com idades compreendidas entre os 40 e os 92 anos.
 
TODOS prometeram voltar!
Até breve.
 
  
 
  
 
 


abril 24, 2014

DIA MUNDIAL DO LIVRO

Foi comemorado ontem, dia 23 de abril. E na nossa Biblioteca foi assinalado com a presença de muitas crianças vindas da Escola do 1º CEB do Pilado e Garcia. Foi uma manhã bem passada, tendo como ponto de referência o livro e a magia que ele encerra.

E contámos, mais uma vez, com a colaboração preciosa da Patrícia Almeida, da INARTEBAÇA, Associação Cultural de Educação pela Arte, que veio festejar connosco o Dia Mundial do Livro. O ambiente criado foi de alegria e grande entusiasmo, onde todos deram largas à imaginação.
Obrigado Patrícia.
 

abril 23, 2014

23 DE ABRIL - DIA MUNDIAL DO LIVRO




Hoje é o Dia Mundial do Livro
Hoje é o dia de homenagear
Gabriel García Márquez,
escritor colombiano falecido do passado dia 17 de abril,
recebeu o Prémio Nobel da Literatura em 1982.
Foi um dos responsáveis pelo "boom" da literatura latino-americana no mundo.



"O primeiro livro seu que me veio parar às mãos foi Ninguém Escreve ao Coronel, logo  a seguir Cem Anos de Solidão e o choque que me causou foi tal que tive de parar de ler ao fim de cinquenta páginas. Necessitava pôr alguma ordem na cabeça, alguma disciplina no coração e, sobretudo, aprender a manejar a bússola com que tinha a esperança de orientar-me nas veredas do mundo novo que se apresentava aos meus olhos. Na minha vida de leitor foram pouquíssimas as ocasiões em que uma experiência como esta se produziu. Se a palavra traumatismo pudesse ter um significado positivo, de bom grado se aplicaria ao caso. Mas, já que foi escrita, aí a deixo ficar. Espero que se entenda".
                                                             José Saramago sobre García Márquez,
Blimunda, maio, 2013
 
 
 
 
A 15 de julho de 1967, Gabriel García  Márquez publica com grande êxito o seu romance Cem Anos de Solidão, claro exemplo do chamado "realismo mágico". De imediato considerada uma obra-prima a nível internacional. Neste romance encontra-se a chave de toda a obra do autor. De estrutura perfeita, o romance narra a vida de seis gerações de famílias dos Buendia, tendo como eixo principal a relação incestuosa entre eles. García Márquez inventa o espaço mítico de Macondo (uma povoação marginal que aparenta ser o centro do mundo, onde tudo acontece e onde se condensa a história do homem) como único cenário da sua obra.
 
 
 
 
"No México, enquanto escrevia "Cem Anos de Solidão",
entre 1965 e 1966,
 só tive dois discos que se gastaram tanto de serem ouvidos:
os Prelúdios de Debussy e "A Hard Day's Night" dos Beatles"
                                                                                     Gabriel García Márquez
 
 
 
A maior homenagem que se pode fazer
a um autor é ler a sua obra.
 
 
 
 
E neste Dia Mundial do Livro,
Visite-nos e requisite um dos inúmeros livros de
Gabriel García Marquez 
que a Biblioteca Municipal
tem à sua disposição e ganhe asas



Boas Leituras




 

abril 14, 2014

O ANALFABETO POLÍTICO


O ANALFABETO POLÍTICO
 
 
O pior analfabeto é o analfabeto político.
 
Ele não ouve, não fala, nem participa nos
acontecimentos políticos.
 
ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão,
do peixe, da farinha, da renda de casa, do sapato
e do remédio dependem das decisões políticas.
 
O analfabeto político é tão burro que se orgulha
e incha o peito dizendo que odeia a política.
 
Não sabe o imbecil que da sua ignorância política
nasce a prostituta, o menor abandonado,
o assaltante e o pior de todos os bandidos,
que é o político vigarista, reles, o corrupto
e lacaio das empresas nacionais e multinacionais.

                                                           Bertolt Brecht, In Brecht Seleção de Poesias, Textos e Teatro




25 de Abril de 1974, Fotografia de Alfredo Cunha

"A 25 de Abril de 1974, o movimento dos capitães derrubou a mais velha ditadura da Europa, com 48 anos. caiu mansa, sem resistência, tão sólida estava que quase ninguém levantou um dedo para a defender. A cavalaria de Salgueiro Maia desceu de Santarém a Lisboa e romanticamente tomou o poder. Tudo pareceu muito fácil, tão natural que um veículo blindado M47 passeia na Rua Augusta, com o Arco Triunfal ao fundo, e D. José, na estátua, observa tudo do Terreiro do Paço. O povo está na rua, é sereno - e aqui, na Rua Augusta, parece mesmo indiferente, como se fosse apenas mais um dia, o primeiro do resto da sua vida."
                                                                                                                          Expresso, 06/04/2012




Num inquérito feito aos portugueses é revelado que o 25 de Abril de 1974 foi o facto mais relevante da História de Portugal e que os portugueses rejeitam o tempo em que se viveu em ditadura.
 
Mas um estudo sobre os 40 anos do 25 de Abril, revela também que os portugueses desconhecem quais foram os protagonistas que marcaram a história da democracia.
 
 
Caro Leitor, se não sabe, se não se lembra e quer recordar
a parir de hoje e até 30 de abril
está patente ao público no hall de entrada da sua Biblioteca
uma mostra bibliográfica sobre os protagonistas da liberdade




Visite-nos


abril 09, 2014

IKEBANA - SABE O QUE É?

A Ikebana é uma arte floral japonesa, originária da Índia, que se caracteriza por criar uma harmonia de construção em que todos os elementos interagem de forma linear. Nos arranjos não prevalecem apenas flores, mas também caules, ramos, folhas, em perfeita harmonia com o próprio recipiente em que o arranjo é feito. A estrutura dos arranjos assenta em três princípios básicos, que simbolizam o céu, a terra e a humanidade. Existem vários estilos e escolas de ikebana, mas todas eles buscam encontrar formas de alcançar o equilíbrio e a simplicidade, criando composições que reflitam a beleza na sua forma mais natural e pura, transmitindo paz, alegria e tranquilidade.
 

 
E foi de Ikebana, que se falou no passado dia 03 de abril, na Biblioteca Municipal. O tema foi tratado por Ayami Pedro, no âmbito da atividade Tertúlia dos Anos de Ouro. Ayami Pedro é de origem japonesa, casou com um marinhense e vive há vários anos na Marinha Grande. Veio falar sobre as características desta arte milenar, trouxe alguns arranjos florais, que podemos ver nas fotos, e exemplificou a forma como se podem fazer composições deste estilo, partindo de simples elementos encontrados na natureza.    
 


 
Venha à Biblioteca Municipal,
 onde poderá encontrar um destes arranjos florais
 
 
 
 
 

abril 07, 2014

EL FUTURO DE LOS NIÑOS ES SIEMPRE HOY. MAÑANA SERÁ TARDE.

Foi, em 1945,  a primeira escritora latino-americana a ganhar o Prémio Nobel da Literatura.
Na cerimónia da entrega do prémio, foi apelidada de "rainha da literatura latino-americana"
 
 
 
Gabriela Mistral, pseudónimo de Lucila de María del Perpetuo Socorro Godoy Alcayaga, nasceu a 7 de abril de 1889, em Vicuña, Chile, foi poetisa, educadora, diplomata e feminista chilena. Escolheu Gabriela, por prazer, e Mistral, porque sentia ser o vento que soprava com força e tudo varria.
 
Teve uma vida marcada por terríveis perdas. Foi abandonada, ainda bebé pelo pai, a mãe morreu em 1929, o seu noivo suicidou-se em 1907 e, anos mais tarde, em 1943, o seu filho adotivo, Yin Yin, suicidou-se com arsénico.
 
"Alma tremendamente apaixonada, grande em tudo, depois de verter em vários poemas a dor da sua íntima desolação, encheu esse vazio com a preocupação pela educação das crianças, a redenção dos humildes e o destino dos povos hispânicos. Tudo isto, porém, são outros tantos modos de expressão do sentimento principal da sua poesia: a ânsia insatisfeita da maternidade, que é ao mesmo tempo instinto feminino e anelo religioso da eternidade"
                                                                                                             Federico de Onís




Em 1932 inicia a carreira diplomática. Foi nomeada cônsul em Nápoles, mas Mussolini recusa-a. Foi designada consulesa em Lisboa em 1935 e 1936. Esperava encontrar em Portugal um lugar calmo para se dedicar à sua escrita, mas o presidente chileno, Arturo Alessandri Palma, solicitou-lhe que ajudasse a resgatar médicos, intelectuais  e escritores fugidos da ditadura espanhola.
Com a colaboração de antissalazaristas, conseguiu vistos via Portugal para o Chile, de algumas dezenas de intelectuais republicanos. Miguel de Unamuno agradeceu-lhe ter conseguido fugir para França.
"Lisboa tem-me curado da dor da Espanha, mas não durmo a pensar na dor do povo que sofre a matança da Legião Condor".
 
 
Gabriela Mistral gostou de Portugal: "Neste Portugal encontrei paz, tendo um ano de felicidade, nada menos que felicidade". Aprendeu português, língua em que escreveu Repertório Americano e namorou-se da palavra saudade, que definiu como viver em estranheza do mundo.
 
 
Gabriela Mistral é exonerada das suas funções por Salazar, tendo que fugir do país.
 
 
 "Estamos em vésperas da Segunda Guerra Mundial e Gabriela sente-se deprimida pelo que se passa na Europa, ao mesmo tempo que dezassete países da América Latina a propõem para o Prémio Nobel. (...) Em dezembro desse ano, 1945, recebe das mãos do Rei Gustavo V, em Estocolmo, o Prémio Nobel da Literatura. No discurso de agradecimento Gabriela não esquece o povo português no meio de quem gostou de viver: " Por uma sorte que me ultrapassa, sou neste mundo a voz direta dos poetas da minha raça e a indireta das mui nobres línguas espanhola e portuguesa"
                                                                              In Mulheres Escritoras, de Maria Ondina Braga
 
 
 
Seu nome é hoje
 
Somos culpados
de muitos erros e faltas
porém nosso pior crime
é o abandono das crianças
negando-lhes a fonte da vida
Muitas das coisas
de que necessitamos
podem esperar. A criança não pode
Agora é o momento em que
seus ossos se estão formando
seu sangue também está
e seus sentidos
estão se desenvolvendo
A ela não podemos responder "amanhã"
seu nome é hoje.

                                                                                                       Gabriela Mistral
 
 

"Esta mulher canta a criança como ninguém o fez antes dela"
                                                                                                       Paul Valéry
  
 
Depois de uma doença prolongada, morreu em Nova Iorque a 10 de janeiro de 1957. No Chile, são declarados 3 dias de luto nacional e são prestadas homenagens em todo o continente americano.
 
Atualmente, no Chile,  é reconhecida como a maior poetisa nacional, onde existem ruas e museus com o seu nome.
Nas comemorações dos 60 anos da atribuição do Nobel, a 15 de novembro de 2005, o metro de Santiago, dedicou-lhe uma carruagem com o seu nome e com as suas fotografias.
Em setembro de 2009, entrou em circulação uma nova nota de 5 mil pesos com a sua imagem.
 
 
Não existe em Portugal muita informação sobre Gabriela Mistral, mas,
caro leitor,  na Biblioteca da sua Cidade pode requisitar o livro
 Mulheres Escritoras, de Maria Ondina Braga
 para ficar a conhecer melhor a vida e a obra da nossa homenageada de hoje.
 
 
 
Esperamos  pela sua visita
 
 
 
  

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...