janeiro 31, 2014

UMA VERDADE INCÓMODA


"Quando me encontrava em prisão domiciliária, tive a ajuda dos livros de John le Carré...
Eles constituíam uma viagem ao mundo exterior...
Foram estas viagens que me fizeram sentir que não estava realmente
isolada do resto da humanidade."
                                                                                                              Aung San Suu Kyi
 
Aung San Suu Kyi, Nobel da Paz 1991, fotografia de Steve McCurry
 
Faça também a sua viagem, este fim de semana, com o último romance de
John le Carré
Uma verdade Incómoda
Publicado pela Dom Quixote
 

  
"Uma operação de contraterrorismo, batizada com o nome de código Vida Selvagem, está a ser montada na mais preciosa colónia britânica - Gibraltar. O seu objetivo é raptar um importante comprador de armas jihadistas. Os seus autores: um ambicioso ministro dos Negócios Estrangeiros e um fornecedor privado de equipamentos de defesa, que é também seu amigo íntimo. A operação reveste-se de tal delicadeza, que nem o chefe de gabinete do ministro, Toby Bell, tem acesso a ela. Suspeitando de uma desastrosa conspiração, Toby procura impedi-la, mas é rapidamente colocado no estrangeiro. Três anos decorridos, chamado por Sir Christopher Probyn, um diplomata britânico aposentado, ao seu arruinado solar da Cornualha, e seguido de perto pela filha deste, Toby vê-se obrigado a escolher entre a sua consciência e o dever para com o serviço.
Mas, se a única coisa necessária para o triunfo do mal é que os homens bons nada façam, como pode ele manter-se calado?"
 
 
 
John le Carré, pseudónimo de David John Moore Cornwell, nasceu em Poole, a 19 de outubro de 1931. Estudou na Universidade de Berna, na Suíça, e na  Universidade  de Oxford, em Inglaterra. Trabalhou nos Serviços Secretos Britânicos durante a Guerra Fria - esteve durante cinco anos ligado ao Ministério dos Negócios Estrangeiros, sendo secretário da Embaixada Britânica em Bona e, mais tarde, cônsul político em Hamburgo.
Começou a sua carreira literária em 1961 e tornou-se um escritor mundialmente famoso com o seu terceiro livro O Espião Que Saiu do Frio.
 
"Quando comecei a escrever, na Guerra Fria, tínhamos de saber que não estávamos do lado errado, e sabíamos isso. Continuo a saber de que lado estou, mas cresci até um estado de ceticismo perante os políticos. Não temos fé na autoridade, nos políticos, no serviço nacional de saúde ou na polícia".
                                                                John le Carré,
em entrevista ao Expresso a 27/04/2013
 
 
John le Carré é um clássico da literatura inglesa. O seu mais recente romance e nossa sugestão de leitura de fim de semana, Uma Verdade Incómoda, foca as restrições aos direitos cívicos e às liberdades individuais depois do 11 de setembro de 2001.
 
"Confesso que é uma metáfora sobre a guerra do Iraque".
"(...) É o caso de David Kelly que tenho em mente."
 
O Leitor vai certamente lembrar-se do caso ocorrido em 2003, quando David Kelly, especialista em guerra biológica foi encontrado morto, depois da divulgação de um relatório secreto que contrariava a tese da existência de armas de destruição maciça no Iraque. 
 
 
 
Para saber toda a verdade,
passe pela Biblioteca Municipal e requisite o livro.
 
Visite-nos 
 
 
 
 


janeiro 24, 2014

LEITURA DE FIM DE SEMANA




Caricatura de André Carrilho para The New Yorker

Amanhã, dia 25 de janeiro,
António Lobo Antunes
vai receber mais um prémio.
Prémio Literário Internacional Nonino 2014.
 
Jorge Amado, Javier Marias, Claude Lévi-Strauss, Amin Maalouf, Chimamanda Ngozi Adichie, foram alguns dos autores já distinguidos com este prémio, criado em 1975, pela Nonino, uma produtora de Grappa, uma bebida alcoólica típica de Itália.
 
O escritor V. S. Naipaul, vencedor do Prémio Nobel da Literatura em 2001, presidiu ao júri, e dele fizeram parte personalidades como o investigador António Damásio, os escritores Adonis, John Banville, Claudio Magris e o ensaísta Edgar Morin.
 
"A Morte de Carlos Gardel", "Que Farei Quando Tudo Arde?" e "O Arquipélago da Insónia", são os romances de Lobo Antunes editados em Itália.
 
"Com uma técnica narrativa muito particular, Lobo Antunes desenvolveu um estilo de escrita narrativa muito pessoal, o que é extremamente interessante".  Ler um livro do escritor é "obviamente difícil, transforma-se numa espécie de quebra-cabeça de elementos que têm de ser colocados juntos, o romance faz-nos entrar numa dimensão psicológica paralela sem uma linha cronológica clara mas com uma coerência interna própria".
                                                                                                Organização do Prémio Nonino



Para além do escritor português, os galardoados de 2014 são o filósofo francês Michel Serres, o psiquiatra e escritor italiano Giuseppe Dell'Acqua e a escritora palestiniana Suad Amiry.



A entrega do Prémio será na sede da destilaria Nonino, em Percoto, no norte de Itália.


E a nossa sugestão de leitura de fim de semana,
vai ser naturalmente, um livro de António Lobo Antunes.
 
Qual?
 
 
 
 
Isso vai ser escolha do Leitor!

Só tem de nos visitar, dirigir-se à estante e escolher um livro 
da vasta bibliografia do autor que a Biblioteca Municipal tem à sua disposição.
 
  
Dirá o Leitor que António Lobo Antunes é um autor difícil,
aliás opinião semelhante têm os membros do júri.
 
Mas, o Leitor sabe que ao ler um romance estimulante,
os seus efeitos benéficos no cérebro perpetuam-se por
cinco dias?
 
 
O Leitor sabia que a União Europeia elegeu 2014
Ano Europeu da Saúde Mental e do Cérebro?
 
As doenças cerebrais e os problemas de saúde mental afetam mais de um quarto da população europeia, constituindo um pesado fardo para a sociedade e para as pessoas afetadas.
Um recente relatório mostra que na Europa o custo total anual das doenças cerebrais e mentais é de 798 mil milhões de euros. As perturbações do estado de espírito, em que se incluem a depressão e a doença bipolar, representam o custo mais elevado, avaliado em mais de 113 mil milhões de euros.

 
Ler é uma necessidade humana


Um bom livro pode criar alterações neurológicas positivas.
 
 
No Reino Unido, a prescrição de livros em vez de fármacos está a ser adotada como terapia para tratar a depressão. De acordo com os especialistas, a leitura de determinadas obras (Lobo Antunes?) é uma forma eficiente e "low-cost" de ajudar os pacientes a ultrapassar os seus problemas e sem efeitos secundários.
Em junho do ano passado este método começou a ser utilizado pelo Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido, seguindo um estudo de 2003, que concluiu que os livros tinham potencial para se assumir como um substituto eficaz dos antidepressivos.
 
 
Tenha um Bom Fim de Semana
E Leia Pela Sua Saúde


 

janeiro 17, 2014

LEITURA DE FIM DE SEMANA

Vai ser um fim de semana de frio e chuva,
mas não fique em casa.

Pintura de Antonio Tamburro
 
 
Neste sábado, 18 de janeiro, pelas 15 Horas, no  nosso Auditório, irá decorrer um colóquio sobre o
80º aniversário do 18 de janeiro de 1934,
com a presença entre outros,
de Fernando Rosas, Emília Margarida Marques e Hermínio Nunes.
 


E já que o Leitor nos visitou e o fim de semana ainda não acabou, aproveite e requisite a nossa sugestão de leitura.


O livro que lhe sugerimos para leitura de fim de semana foi o
vencedor do Prémio LeYa 2012.

Nuno Camarneiro
DEBAIXO DE ALGUM CÉU


 
Resumo: "Num prédio encostado à praia, homens, mulheres e crianças - vizinhos que se cruzam mas se desconhecem - andam à procura do que lhes falta: um pouco de paz, de música, de calor, de um deus que lhes sirva. Todas as janelas estão viradas para dentro e até o vento parece soprar em quem lá vive.
Há uma viúva sozinha com um gato, um homem que se esconde a inventar futuros, o bebé que testa os pais desavindos, o reformado que constrói loucuras na cave, uma família quase normal, um padre com uma doença de fé, o apartamento vazio cheio dos que o deixaram.
Este prédio fica mesmo ao virar da esquina, talvez o habitemos e não o saibamos."
 
 
"Uma história são pessoas num lugar por algum tempo"
                                                                                  Nuno Camarneiro

 


Nuno Camarneiro nasceu a 17 de agosto de 1977 na Figueira da Foz. Licenciou-se em Engenharia Física pela Universidade de Coimbra, onde se dedicou à investigação durante alguns anos. Trabalhou no CERN (Organização Europeia para a Investigação Nuclear) em Genebra e concluiu o doutoramento em Ciência Aplicada ao Património Cultural em Florença.
 
"Sempre li muito, desde muito novo que tenho uma relação próxima com a literatura. E como acontece com quem ouve muita música, ou quem vai muito ao teatro, há uma pergunta que vai crescendo: será que eu também seria capaz? No CERN não conhecia ninguém. E nesse momento socorri-me da escrita para registar e resolver uma série de coisas que sentia."
 
Regressou a Portugal em 2010 e é atualmente investigador na Universidade de Aveiro e professor do curso de Restauro na Universidade Portucalense do Porto.
Nuno Camarneiro começou por se dedicar à micronarrativa, tendo alguns dos seus contos sido publicados em revistas e coletâneas. Estreou-se no romance em 2011, com "No Meu Peito Não Cabem Pássaros", também editado pela Leya.
A nossa sugestão de leitura para este fim de semana é o seu segundo romance. 
 
 
Visite-nos
 e Tenha
Um Bom Fim de Semana


 
 

janeiro 13, 2014

DADOS DE 2013

Em jeito de balanço, vamos deixar aqui alguns dados relativamente à atividade da Biblioteca Municipal ao longo do ano de 2013.
 
Começamos por um gráfico, que nos mostra o número de livros emprestados pela Biblioteca no ano passado, estabelecendo um paralelismo com os dados recolhidos desde 2006. Devemos esclarecer que, durante a primeira metade do ano de 2012, estivemos a funcionar sem aplicação informática, pelo que não possuímos dados relativamente a esse período, daí o número apresentado ser tão reduzido. 
O gráfico é bem elucidativo do aumento do número de livros emprestados em 2013, face a anos anteriores, mostrando-nos que ficámos próximos dos 9.500 livros.
 















OS 5 LIVROS MAIS REQUISTADOS EM 2013
 
 

 
 
 
  
 
NOVOS LEITORES INSCRITOS EM 2013
TOTAL 777

E o ano de 2013 registou, também, um número elevado de novos leitores inscritos. Os dados recolhidos revelam-nos que houve um total de 777 novas inscrições, sendo o grupo etário a partir dos 18 anos o mais representativo, com cerca de 488 inscrições, representando 63% do total de leitores inscritos em 2013. O grupo etário até aos 12 anos vem logo a seguir com 185 inscrições, representando  24% do total de novos leitores. Por último temos a faixa dos 13 aos 17 anos, com 104 novos leitores, representando 13% do universos de novas inscrições.
O gráfico não revela, mas temos dados que nos mostram, que do total de novos leitores inscritos o sexo feminino é maioritário. 

NOVOS LEITORES 2013
 



O nosso trabalho de promoção da leitura e de aproximação aos leitores está a dar resultados.
Vamos continuar.

 
 
 

janeiro 09, 2014

 
Estamos realmente de volta.
Com outro visual, mas com o mesmo entusiasmo.
Esperamos um 2014 com
mais livros, mais leituras e mais leitores.

Continue a seguir-nos e veja o que preparámos para si no mês de janeiro
AQUI
________________

E para começar bem, nada melhor do que deixar-lhe um convite. É já no próximo sábado, pelas 15h30, aqui no nosso auditório.
 
 
 
 
Para saber mais, veja aqui a biografia da autora e a sinopse do livro.
 

 

 
 

janeiro 02, 2014

ANO NOVO, VIDA NOVA


Informamos os nossos leitores, seguidores e visitantes, que  nos próximos dias iremos proceder a algumas reformulações do nosso blogue, pelo que a atividade será retomada logo que possível. Esperamos continuar a merecer as suas visitas, comentários e sugestões.
 
ESTAMOS A PREPARAR O NOVO ANO.
VOLTAREMOS EM BREVE.
MANTENHA-SE ATENTO.
 
Ilustração de Nerina Canzi
BOM ANO 2014
 
 

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...