outubro 17, 2014

PATRICK MODIANO - NOBEL DA LITERATURA 2014


Livros de Patrick Modiano a serem disputados numa livraria
em Estocolmo, minutos após o anúncio do Nobel da Literatura.
Fotografia de Henrik Montgomery/Reuters

Por cá, foi mais calmo.
Os nossos leitores mais atentos ao anúncio do Nobel da Literatura deste ano procederam de imediato, via telefone, à reserva dos livros do premiado.

 
Mas quem é Patrick Modiano? 
 
 
Patrick Modiano, filho de um homem de negócios italiano de origem judaica e da atriz belga Louisa Colpeyn,  nasceu a 30 de julho de 1945 na comuna Boulogne-Billancourt, subúrbio de Paris.
Foi durante a II Guerra Mundial que os seus pais se conheceram. A sua infância, passada quase toda em colégios internos, marcada pelo comportamento dúbio dos pais durante a ocupação nazi e pela morte do seu irmão aos 12 anos, determinou o seu projeto literário centrado em Paris, durante e após a ocupação. Uma influência decisiva  no seu desenvolvimento foi o seu professor de geometria, o escritor Raymond Queneau.
Publicou o seu primeiro romance "La Place de l'Étoile" em 1968. Com "Rue des boutiques obscures", publicado em 1978, recebeu o Prémio Gouncourt. Em 1972, recebeu o Grande Prémio de Romance da Academia Francesa. Pelo conjunto da sua obra, recebeu o Grande Prémio Nacional de Letras, em 1996, e o Prémio Marguerite Duras em 2011. O seu último romance, "Pour que tu ne te perdes pas dans le quartier", acabou de ser editado em França.
A sua obra centra-se essencialmente em questões relacionadas com a memória, o esquecimento, a identidade e a culpa, em que a cidade de Paris é o cenário principal, quase uma personagem.


"Escrever um livro é lançar luz de farol ou sinais de morse a favor
de certas pessoas das quais não se sabe o que lhes aconteceu"
                                                                                              Patrick Modiano


"Pela arte da memória que utilizou para evocar os destinos humanos mais inalcançáveis e por revelar o universo da ocupação [alemã]", destacou Peter Englund, secretário da Academia Sueca, ao anunciar o nome de Modiano como Nobel da Literatura deste ano.
O galardão será entregue numa cerimónia em Estocolmo, a 10 de dezembro, dia do aniversário de Alfred Nobel, que instituiu o galardão.


"J'aimerai savoir pourquoi ils m'ont choisi."
                                                                                                              Patrick Modiano


O laureado deste ano é também autor de livros infantis, argumentos para cinema e ainda de letras de canções, como a que aqui apresentamos na voz de Françoise Hardy.

 
 
No grande ecrã, Modiano fez trabalhos pontuais como ator, no filme do realizador Raoul Ruiz em Genealogias de um Crime, de 1977. Foi coautor, com Louis Malle, no filme de 1974, "Lacombe Lucien" sobre um colaboracionista francês na II Guerra Mundial, que foi vencedor dos prémios BAFTA e Meliès nesse mesmo ano e que acabou nomeado a Oscar de melhor filme estrangeiro de 1975. E no ano 2000, Modiano integrou o júri do Festival de Cannes. 
 
 
Agora que o Leitor ficou a conhecer um pouco melhor
Patrick Modiano,
que tal conhecer a sua obra?
 
 
De momento os seus livros estão esgotados para empréstimo domiciliário, mas
o Leitor pode fazer a sua reserva por telefone ou por email.
 
 
 Bom Fim de Semana
 
 
  


Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...