agosto 22, 2014

DEPOIS DE 40 ANOS, O REENCONTRO




 
Estela de Carlotto, de 82 anos, mítica líder da organização humanitária Avós da Praça de Maio, descobriu o seu neto desaparecido há quase quatro décadas. Ignacio Hurban, ou Guido, o seu nome de nascimento, submeteu-se a um teste de ADN e descobriu então que era filho de Laura de Carlotto e Waldir Oscar Montoya. Ambos eram membros da organização guerrilheira Montoneros e foram ambos assassinados pelo regime do general Videla.
 
 
 
 
 
A missão de Estela e das outras avós é de encontrar as crianças raptadas e ilegalmente adotadas durante a ditadura militar que governou a Argentina entre 1976 e 1983. Segundo organizações de direitos humanos, o regime sequestrou, torturou e assassinou cerca de 30 mil pessoas.
O tratamento para com os detidos era brutal. As mulheres grávidas só eram executadas depois de darem à luz. Eram-lhes então retirados os filhos, que eram adotados por famílias ligadas ao poder. Só então eram fuziladas, como foi o caso de Laura de Carlotto, em novembro de 1977.
8.000 é o número de argentinos que fizeram teste de ADN para saberem se os seus pais biológicos foram vítimas da Junta Militar.
Desde o aparecimento de Ignacio Hurban, as Avós da Praça de Maio já receberam centenas de novos interessados em fazer testes de ADN.
 
 
 
Assim como o mundo ficou emocionado com este
 reencontro familiar,
pode o Leitor emocionar-se também com a nossa
sugestão de leitura de fim de semana.
 


Da escritora argentina Elsa Osorio
Publicado pelas Edições Asa
Há Vinte Anos, Luz

 
 
 
 Luz Iturbe, argentina, viaja até Madrid para conhecer o pai, Carlos Squirru, e contar-lhe a sua história - uma história que começou em 1976, quando a Junta Militar ocupava o poder e os militantes de esquerda eram sequestrados, torturados e assassinados ...
Entrelaçando um amplo e representativo leque de personagens, pondo a nu aspetos desconhecidos da sociedade argentina nos tempos da ditadura, Há Vinte Anos, Luz constrói-se como uma história policial em que o suspense se mantém da primeira à última página. Mas também como uma história de amor - desse amor que obriga cada um dos protagonistas a tirar a venda dos olhos e a procurar obstinadamente a verdade.


"Que la literatura dé cuenta de la historia"
                                                                                     Elsa Osorio



 
 Elsa Osorio, nasceu em Buenos Aires em 1952. Amante de livros policiais, começou a escrever ainda muito jovem. Em 1983 ganhou o Prémio Nacional de Literatura da Argentina com o seu livro de contos Ritos Privados.
Há Vinte Anos, Luz, nossa sugestão de leitura para o seu fim de semana, já é considerado em clássico da literatura latino-americana, foi traduzido em mais de quinze idiomas e em breve será levado ao grande écran. Foi ainda finalista do prestigiado Prémio Femina em França e venceu o  Prémio da Amnistia Internacional.

 
 
 
 "Esta novela escrita contra el olvido es una novela que no se olvidará"
                                                                                                                      Der Spigel





Bom Fim de Semana
Com Boas Leituras


Ilustração de Karin Jurik
 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...