julho 15, 2014

NADINE GORDIMER [1923 - 2014]


Nadine Gordimer, escritora sul-africana, premiada com o Nobel da Literatura em 1991, morreu no passado domingo, com 90 anos, com uma vida dedicada à literatura e às causas raciais da África do Sul. 
Nascida a 20 de novembro de 1923, em Springs, nos arredores de Joanesburgo, começou a escrever ainda muito jovem, publicando o seu primeiro trabalho com apenas 15 anos, um conto, num suplemento juvenil de um jornal. Aos 20 anos lança a sua primeira obra, uma coletânea de contos curtos e breves.
 
Mas foi no romance que Nadine Gordimer se revelou como uma escritora interventiva, utilizando a escrita para denunciar as questões raciais do seu país e de outros estados africanos. Muitos dos seus romances têm uma forte componente autobiográfica, dado que desde cedo testemunhou de perto a repressão imposta pelo regime de apartheid da África do Sul. Aderiu ao ANC - Congresso Nacional Africano, quando este era ainda uma organização ilegal, porque acreditava que estaria ali uma esperança de acabar com o apartheid. Foi amiga de Nelson Mandela, que a admirava como escritora e como ativista em defesa dos direitos humanos. Alguns dos seus livros foram mesmo proibidos na África do Sul.
 
 
Nadine viu a sua obra e a sua intervenção cívica serem reconhecidas internacionalmente. Em 1974 recebeu o Booker Prize com o seu livro O Conservador. Em 1991 foi distinguida com o Prémio Nobel da Literatura.
Da obra que deixou, destacamos quatro dos seus livros mais conhecidos - A filha de Burger (1979), Um abraço de Soldado (1980), A gente de July (1981), A história do meu filho (1990).
 
 
 
Se está de férias, convidamo-lo a passar pela Biblioteca Municipal e a requisitar um livro de Nadine Gordimer.
Sugerimos-lhe a leitura do livro
A HISTÓRIA DO MEU FILHO
 
Um romance de uma autora de renome, escrito na linguagem incisiva a que a autora nos habituou na sua luta constante contra o apartheid, pelo bem inestimável que é a liberdade do ser humano. Através da história de uma família que de vulgar só tem a aparência, já que o patriarca é um homem que não se submeteu às leis desumanas que vigoravam na África do Sul, a escrita clara e crua de Nadine Gordimer faz-nos sentir na pele a discriminação racial que não reconhecia aos negros os seus direitos de cidadãos. Uma família onde a formação humana e social era uma herança a cumprir e onde cada membro revelou o seu valor no desempenho do seu papel na sociedade.
 
 
SE NÃO ESTÁ DE FÉRIAS, VENHA NA MESMA
FIQUE A CONHECER MELHOR A ESCRITORA
ESPERAMOS POR SI
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...