março 05, 2014

A LUTA DAS MULHERES - UM POUCO DA SUA HISTÓRIA

Em Portugal, pela primeira vez, cargos superiores do Estado são ocupados, em simultâneo, por mulheres - Procuradoria-Geral da República, Assembleia da República, Ministério da Justiça e Ministério da Agricultura e do Mar. 
 
Há mulheres em posições de destaque por todo o mundo, mas nem sempre foi assim. Foi necessário percorrer um longo caminho...
 
 
1848 - Primeira convenção para os Direitos da Mulher em Nova Iorque.
 
 
1857 - A 8 de março, numa fábrica em Nova Iorque, 129 operárias morreram queimadas numa ação policial para acabar com as reivindicações pela redução do horário de trabalho de 14 para 10 horas diárias e o direito à licença de maternidade.
Foi instituído o Dia Internacional da Mulher.
 
1889 - Elisa Augusta da Conceição Andrade foi a primeira mulher portuguesa licenciada em Medicina.
 
1893 - Pela primeira vez no mundo, na nova Zelândia, as mulheres têm direito a votar.


1900 - As mulheres competem nos Jogos Olímpicos de Paris pela primeira vez.
Charlotte Cooper, foi a primeira mulher a vencer a final de singulares em ténis e mais tarde a final de pares.
 
1903 - Marie Curie foi a primeira mulher a receber um Prémio Nobel. Depois de ter recebido, em 1903, o Nobel da Química, recebeu em 1911 o Nobel da Física. Foi a primeira mulher a receber um Prémio Nobel em duas categorias diferentes.
 
 
1904 - Feministas francesas queimam o código civil napoleónico, que inspirou o italiano e o português, e que impunha limitações às mulheres.
 
1906 - Abre em Lisboa o primeiro liceu feminino (Maria Pia). A Finlândia é na Europa o primeiro país a dar o direito de voto às mulheres.
 
1909 - Surge a primeira organização feminista portuguesa - Liga Republicana das Mulheres Portuguesas. Lutava pelo direito ao voto, ao divórcio, à igualdade na educação e no trabalho.
 
 
 
1911 - Em Portugal, as mulheres conquistam o direito de trabalhar na função pública. A médica Carolina Beatriz Ângelo (na foto) foi a primeira portuguesa a votar para as eleições da Assembleia Constituinte a 28 de maio de 1911.
 
1918 - Portugal autoriza o direito de as mulheres exercerem a advocacia.
 
1920 - Sufrágio feminino nos Estados Unidos da América. Legalização do aborto na União Soviética, o primeiro país a fazê-lo.
 
1931 - Em Portugal é reconhecido o direito de voto às mulheres com cursos secundários ou universitários. Os homens precisam apenas de ler e escrever.
 
 
1933 - Desafiando a lei francesa, Marlene Dietrich aparece em público de calças.
 
1935 - São eleitas em Portugal as primeiras deputadas para a Assembleia Nacional.
 
1945 - A Carta das Nações Unidas reconhece a igualdade de direitos entre homens e mulheres e, pela primeira vez, em França as mulheres podem votar.
 
 
1949 - Simone de Beauvoir publica o livro "O segundo Sexo", onde afirma que não se nasce mulher, a sociedade é que constrói a identidade feminina.
 
1951 - A Organização Internacional do Trabalho aprova a igualdade de remuneração do trabalho masculino e feminino para a mesma função.
 
1960 - Começa a ser comercializada a pílula contracetiva.

1967 - Entra em vigor em Portugal um novo Código Civil, que determina que o marido é o chefe de família.

1969 - É introduzido na legislação portuguesa o princípio de salário igual para trabalho igual, independentemente do género.

 
1972 - Publicação de "Novas Cartas Portuguesas", de Maria Velho da Costa, Maria Isabel Barreno e Maria Teresa Horta, livro proibido pela censura, onde é abordada a condição feminina, a guerra colonial e a dimensão repressiva do regime.

1976 - Em Portugal entra em vigor a nova Constituição, determinando a igualdade entre homens e mulheres em todos os domínios. É abolido o direito de os maridos abrirem a correspondência das mulheres.

 
1979 - Maria de Lourdes Pintassilgo (na foto) foi a primeira mulher portuguesa nomeada para o cargo de primeira-ministra no V Governo Constitucional.

2007 - Despenalização do aborto por referendo em Portugal.
 

E houve um dia em que a mulher disse NÃO às amarras.


 
Mulher Livre, de Raúl Fernando Zuleta




Bom Fim de Semana
e
Bom Dia da Mulher

 
 


Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...