janeiro 30, 2013

FAZ HOJE 44 ANOS


A 30 de janeiro de 1969 
os Beatles fizeram o seu último concerto ao vivo 
no telhado da Apple, o nº 3  em Saville Row, Londres.


O concerto está registado no filme "Let it Be" e algumas das músicas tocadas também fazem parte do álbum com o mesmo nome.
A polícia londrina teve que pedir ao grupo para parar de tocar, dado que já havia tumultos nas ruas de Londres.


Beatles?
Não são do seu tempo, caro Leitor?
Mas aquele Leitor ali era um Grande Fã!

"Nunca soube muito bem o que significava ser um Beatle. Os Beatles continuam a ser algo abstrato, no que me diz respeito. As outras pessoas vêem-nos como Beatles e eu tenho tentado ver-nos como Beatles, mas não consigo."
                                                                                                                          George Harrison



Será que o Paul, o Ringo e o John 
também tinham estas dúvidas?

Para que não restem dúvidas, 
o Leitor só tem que se deslocar à Biblioteca Municipal da sua cidade e requisitar o livro
"que mudará para sempre a maneira como vemos  e ouvimos os Beatles"

Beatles - A História Secreta
de Geoffrey Guiliano e Avalon Giuliano
da Editora Ulisseia



Depois da agitada separação, os Beatles continuam a ser a banda musical mais apreciada e influente do mundo. 
O seu extraordinário sucesso acabou por definir um padrão global de notoriedade para todas as outras bandas.
Muito se tem escrito e investigado a seu respeito, mas poucas são as obras que conseguem ultrapassar a imagem pública conquistada pelos Fabulosos Quatro.
Este livro é, por isso, uma revelação.
Bem distante da imagem convencional que habitualmente prevalece, Beatles - A História Secreta descreve as terríveis pressões que a banda sofreu no auge da fama, e o modo como cada um dos seus elementos foi capaz de vencer as suas tragédias pessoais, acabando por se tornar  no maior mito da música popular contemporânea.



"Na altura da separação, os Beatles tinham vendido em todo o mundo discos no valor de mais de 110 milhões de libras. Tinham ganho inúmeros prémios; tinham sido estrelas de cinema e realizadores. Tinham passado de adolescentes quebra-corações a respeitáveis cidadãos condecorados como cavaleiros da Ordem do Império Britânico e a sua música tinha sido considerada a melhor desde Beethoven."




Para além deste livro, para melhor entender os Beatles e os anos 60, o leitor encontrará na Sala de Áudio/Vídeo da Biblioteca Municipal a sua fantástica música, em CD's e o seu filme Yellow Submarine.


Visite-nos e tenha uma 
boa semana ao som dos Beatles



janeiro 25, 2013




Acreditamos que a situação retratada na imagem já não se vai repetir e que o mau tempo do sábado passado 
não irá voltar este fim de semana.

Por isso, hoje 6.ª feira, não vamos deixar uma sugestão de leitura, mas sim um convite para sair de casa. 


CONVITE 



Aproveite o nosso convite. 
Tenha um bom fim de semana.



janeiro 21, 2013

TODOS OS ANIMAIS SÃO IGUAIS, MAS ALGUNS SÃO MAIS IGUAIS QUE OUTROS



Eric Arthur Blair, nasceu a 25 de junho de 1903 em Londres, tornou-se mais conhecido pelo pseudónimo Georges Orwell. Foi escritor e jornalista, considerado talvez o melhor cronista da cultura inglesa do século XX. 
A fama mundial de George Orwell, reside principalmente na enorme ressonância  social e politica dos seus romances, em que traduz as suas próprias experiências pessoais e o seu socialismo de aguçado sentido crítico.
Ao deflagar a Guerra Civil Espanhola em 1936, sentiu que era ali o palco onde a história acontecia. Justificou assim a sua participação: "naquela época, e naquela  atmosfera, isso pareceu a única coisa que podia fazer".



Em 1937 já estava na Catalunha a lutar com o P.O.U.M. (Partido Obrero de Unificación Marxista), ao lado dos anarquistas. Ferido em combate, regressa a Inglaterra e escreve "Homenagem à Catalunha" (1938), onda faz duras críticas ao comunismo soviético, a quem acusou de eliminar a esquerda anarquista e trotskista e favorecer assim a vitória fascista de Franco.

"Quem controla o passado dirige o futuro. 
Quem dirige o futuro conquista o passado"
                                                                                                     George Orwell


A publicação do romance "1984", eleito livro do mês nos Estados Unidos, consagra George Orwell como um dos escritores mais interessantes do momento. O reconhecimento do seu trabalho é precedido pelo êxito "O triunfo dos porcos" (1945), uma brilhante, irónica e divertida alegoria ao regime estalinista, que Orwell foi dos primeiros a condenar.
São os animais de uma quinta que protagonizam a paródia da revolução soviética e de uma sociedade pretensamente igualitária. Muito famoso se tornou um dos lemas da sociedade dominada pelos porcos: "Todos os animais são iguais, mas alguns são mais iguais que outros".
"1984é uma sátira pessimista do futuro, em que Orwell desenvolve uma desoladora visão da futura sociedade mundial, em que os indivíduos estão sujeitos a uma constante vigilância, onde se destaca a poderosa imagem do Grande Irmão, controlador e déspota.

Em 2008, o jornal The Times classificou-o em segundo lugar na lista de "Os 50 maiores escritores britânicos desde 1945".

Faz hoje 63 anos  que Orwell morreu, aos 46 anos de idade, em Londres,  vítima de tuberculose. Solicitou um funeral de acordo com os ritos anglicanos e foi enterrado na All Saints' Churchyard, Sutton Courtrnay, Oxfordshire, com o simples epitáfio:


"Here lies Eric Arthur Blair, born june 25, 1903, 
died january 21, 1950" 
["Aqui jaz Eric Arthur Blair, nascido a 25 de junho de 1903, falecido a 21 de janeiro de 1950"] Não surge qualquer referência ao seu célebre pseudónimo.


"Quando me sento a escrever um livro, não digo "vou produzir uma obra de arte". Escrevo porque existe alguma mentira para ser denunciada, algum facto para o qual quero chamar a atenção, e penso sempre que vou encontrar quem me ouça".
                                                                                                                      George Orwell



Para ouvir o que George Orwell tem para dizer, 
o Leitor só tem que escolher qual das suas grande obras quer levar consigo. 
Veja AQUI a bibliografia que a Biblioteca Municipal dispõe para empréstimo domiciliário.


Boa Semana

janeiro 18, 2013

LEITURA DE FIM DE SEMANA


"O mundo precisa de pessoas que leiam, 
desenvolvam a arte de pensar e 
sonhem com uma humanidade melhor"
                                                                   Augusto Cury, in Nunca desista dos seus sonhos


Todos os dias somos "bombardeados" com notícias, relatórios, pareceres, memorandos,  que não auguram nada de bom para este 2013.

Caro leitor, não queremos começar o ano a tirar-lhe a esperança de um futuro com futuro e, por isso, a nossa sugestão de leitura de fim de semana é um livro que o vai ajudar a conciliar a vida profissional, familiar e pessoal.

Senhores do nosso destino
como conciliar a vida profissional, familiar e pessoal
De Nuria Chinchilla e Maruja Moragas
Aletheia Editores


É possível conciliar a vida profissional, familiar e pessoal?

Esta é, sem dúvida, uma pergunta que está na boca de todos e que cada vez será feita com maior insistência, já que se trata de um dos problemas mais mal resolvidos na nossa sociedade.
Para que a conciliação trabalho-família seja realmente possível, é necessário o envolvimento dos nossos governantes e legisladores, flexibilidade e boas práticas dos empresários e esforço das famílias. 
Mas também, e antes de mais nada, é necessária vontade própria no sentido de melhorar a realidade em que vivemos e de nos transformarmos em senhores do nosso destino, num equilíbrio harmonioso entre aquilo que damos à sociedade e o que dela recebemos.  
O século XXI irá para a frente quando recuperarmos o "saber viver" e a capacidade de lutar por um ideal, sendo pessoas que insuflam energia nos outros, em vez de nos limitarmos a subtraí-la.



"Sofremos demasiado pelo pouco que nos falta e 
gozamos muito pouco o muito que temos"
                                                                                                       Shakespeare




Nuria Chinchila é doutorada em economia e Direção de Empresas e MBA pelo IESE (Universidade de Navarra), licenciada em Direito pela Universidade de Barcelona, professora da IESE Business School  e Diretora do centro Internacional de Trabalho e Família.
É a única mulher no Top Ten Management espanhol e é autora de vários livros.



Maruja Moragas é licenciada em Filosofia e Letras e Historiadora pela Universidade Autónoma de Barcelona e ADE (Alta Direção de Empresas) pelo Esade. 
É professora e diretora da UDEN (IESE Business School), e especialista em educação, comunicação e gestão de grupos multiculturais.







Este e outros livros de temática semelhante, o leitor encontrará numa mostra bibliográfica no átrio da Biblioteca Municipal durante todo o mês.

Esperamos por si

Bom Fim de Semana 


janeiro 14, 2013

FELIZ ANIVERSÁRIO CASIMIRO DE BRITO


"Transformar o mundo não posso, 
mas talvez possa transformar o mundo à minha volta."
                                                                                         Casimiro de Brito, in A arte da respiração




Poeta, romancista e ensaísta, Casimiro de Brito nasceu em Loulé a 14 de janeiro de 1938.
Depois de uma passagem por Londres, em 1958, fundou e dirigiu com António Ramos Rosa Os Cadernos do Meio-Dia (1958-60), onde se revelaram os poetas do grupo Poesia 61.
Em Londres ficou alojado no apartamento de um professor de estudos orientais, onde tomou contacto pela primeira vez, com a poesia japonesa, o que iria marcar definitivamente a sua poesia.
Em 1971 fixou-se em Lisboa onde desempenhou funções no sector bancário. Dedica-se exclusivamente à escrita, tendo cerca de 40 livros publicados, e continua a desenvolver uma intensa atividade como divulgador da poesia nacional e internacional.


Quando livros já não tiver
lerei estrelas
quando elas se cansarem 
da minha solidão
lerei a palma
da mão
                                        Casimiro de Brito


Casimiro de Brito foi Vice-Presidente da Associação Portuguesa de Escritores e é atualmente Presidente do Pen Clube.
As sua obras fazem parte do catálogo da Library of the Congress, em Washington.
Foi agraciado pela Academia Brasileira de Filologia, do Rio de Janeiro, com a medalha Oskar Nobiling por serviços distintos no campo da literatura.
É conselheiro da Associação Mundial de Haiku, de Tóquio. É ainda, "editor-in-chief" da Antologia Mundial "Diversity" do Pen Internacional, sediado na Macedónia.

"(...) por um lado, Casimiro é dos mais inspirados poetas portugueses e disso nos dá conta a sua "paleta lírica", por outro, é senhor de uma contenção e de um rigor irrepreensíveis, que nunca o deixam resvalar para o sentimentalismo. Esse é um segredo que poucos detêm na sua poesia, feita de demora e de paciência, o tempo em que o poeta sonha o mundo e o transforma em linguagem e em luz".
                                                                                              Maria João Cantinho




Em 2002, a Académie Mondial de Poésie (da Fundação Martin Luther King), galardoou-o com o primeiro Prémio Internacional de Poesia Leopold Sédar Senghor, pela sua carreira literária.
Ganhou o Prémio Europeu de Poesia Sibila Aleramo-Mario Luzi, com a sua antologia Libro delle Cadute, publicada em Itália em 2004.
Em 2006, foi nomeado Embaixador Mundial da Paz, no âmbito da Embaixada Mundial da Paz, sediada em Genebra.
Em 2008  foi-lhe atribuído o Prémio POETEKA no Festival Internacional do mesmo nome, na Albânia, na qualidade de "Melhor poeta do Festival". Nesse mesmo ano, foi agraciado pela Presidência da República Portuguesa com a Ordem do Infante D. Henrique.

Do Poema

o problema não é
meter o mundo no poema: alimentá-lo
de luz, planetas, vegetação. Nem
tão-pouco
enriquecê-lo, ornamentá-lo
com palavras delicadas, abertas
ao amor e à morte, ao sol, ao vício,
aos corpos nus dos amantes -

o problema é torná-lo habitável, indispensável
a quem seja mais pobre, a quem esteja
mais só
do que as palavras
acompanhadas
no poema.
                                                                    Casimiro de Brito

Casimiro de Brito tem traduzido outros poetas para português, sobretudo poesia japonesa e está traduzido em albanês, galego, espanhol, catalão, italiano, francês, corso, inglês, alemão, flamengo, holandês, sueco, polaco, esloveno, servocroata, grego, romeno, búlgaro, russo, húngaro, árabe, hebreu, chinês e japonês.

O leitor não domina nenhuma destas línguas e 
gostava de ficar a conhecer melhor o nosso aniversariante?

Na Biblioteca Municipal da sua cidade encontra bibliografia do autor na nossa língua. 
Veja AQUI


Tenha uma Boa Semana com Boas Leituras

janeiro 11, 2013

POIS É! CÁ ESTAMOS NOVAMENTE!   

Com o novo ano, 
com novas cores,
com novas ideias.

MAS SEMPRE COM A MESMA ATITUDE.

Promover a Biblioteca,
divulgar iniciativas,
transmitir informação.

Queremos continuar a contar CONSIGO.
Consulte AQUI a nossa programação 
para o mês de janeiro.


janeiro 03, 2013

IMPORTANTE!

ESTAMOS A PREPARAR O NOVO ANO.  
VOLTAREMOS EM BREVE.



MANTENHA-SE ATENTO.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...