abril 16, 2013

UM DIA SEM RIR, É UM DIA DESPERDIÇADO


"A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios.
 Por isso cante, chore, dance, ria e viva intensamente,
antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos"
                                                                                                              Charles Chaplin
 



Charles Chaplin, realizador, ator e compositor inglês nasceu a 16 de abril de 1889, em Londres.
Filho de artistas do vaudeville, viveu uma infância humilde, marcada pelo abandono do lar por parte do pai alcoólico. Aos 5 anos já participava em espetáculos, cantando e dançando nas ruas de Londres com o seu irmão Sydney.

Depois de uma breve passagem por um orfanato, junta-se a uma companhia infantil de teatro. Mais tarde, por influência de seu irmão Sidney, é contratado pela Companhia Teatral de Fred Karno, onde permaneceu até 1912, alcançando algum prestígio a nível interno. Em 1912, durante uma digressão aos Estados Unidos, atuou ao lado de Stan Laurel e chamou a atenção do produtor cinematográfico Mack Sennett, patrão do Keystone Studios.
 

  
Em Mabel's Strange Predicament (A Estranha Aventura de Mabel, 1914), desempenhou pela primeira vez a personagem que o imortalizou:  Charlot, o vagabundo com o chapéu de coco, calças largas e bengala em constante movimento, que numa sucessão de gags cómicos procura libertar-s,e de forma pouco ortodoxa, de inúmeras situações desfavoráveis, ora pontapeando agentes da lei, ora cortejando belas mulheres. O facto de os espectadores se identificarem com as peripécias de Charlot ajudou ao enorme êxito da personagem.


"Gosto dos meus erros,
não quero prescindir da deliciosa liberdade de me enganar."
                                                                                                           Charles Chaplin

 

Após mais um sucesso com The Tramp ( Vagabundo, 1915), Chaplin recebeu um contrato milionário da First National Studios com uma cláusula irrecusável: a de manter o controlo absoluto da criação artística dos filmes que interpretava e dirigia. Dando asas a toda a sua imaginação e talento, somou êxitos em cadeia, dos quais se destacou o célebre The Kid (O Garoto de Charlot, 1921). No início dos loucos anos 20, era o comediante mais bem pago de Hollywood, facto que o levou a enveredar por uma nova aventura: juntamente com o realizador D.W.Griffith e os atores Douglas Fairbanks e Mary Pickford, fundou a United Artists, que em breve se tornou numa das produtoras de maior sucesso do Mundo. Nesta tripla faceta de ator-realizador-produtor, continuou a maravilhar os espectadores, imortalizando cenas clássicas como a de comer atacadores dos sapatos cozidos, em Gold Rush (A Quimera do Ouro, 1925).
 
Em 1928, ainda a Academia dava os seus primeiros passos, já Chaplin recebia nomeações para 2 Oscares como ator e realizador em The Circus (O Circo, 1928). O seu último filme mudo foi o inesquecível Modern Times (Tempos Modernos, 1936) onde caricaturizou, de forma genial, o sistema industrial. No seu filme seguinte, fez uma brilhante sátira a Adolf Hitler e ao regime nazi em The Great Dictator (O Grande Ditador, 1940),
 
 
 
 
 
A sua interpretação de Adenoid Hinkel, Ditador da Tomânia, permitiu a Chaplin ser nomeado para o Oscar de Melhor Ator. A partir daí, a carreira de Chaplin começou a ressentir-se duma constante publicidade negativa, devido a divórcios litigiosos, acusações de adultério e vários processos de paternidade.
 
Em 1952, o senador McCarthy acusou-o de simpatias comunistas e recusou-lhe o visto de entrada nos EUA, obrigando Chaplin a refugiar-se na Suíça. Foi na Europa que Chaplin promoveu o seu seguinte filme, o brilhante drama Limelight (Luzes da Ribalta, 1952) sobre um palhaço decadente que se apaixona por uma jovem bailarina. Neste filme, salientou-se a magistral banda sonora da autoria do próprio Chaplin, que lhe valeu um Oscar em 1972, ano em que o filme foi lançado comercialmente em Hollywood.

Recebeu finalmente autorização para entrar nos Estados Unidos em 1972, aos 83 anos,  e foi aplaudido entusiasticamente de pé, durante dez minutos, por uma plateia em êxtase ,quando recebeu um Oscar Honorário pelo seu contributo à arte cinematográfica
No dia de natal de 1977, em Vevey, na Suíça, faleceu aos 88 anos de idade.
 
Pela sua inigualável contribuição ao desenvolvimento da sétima arte, Chaplin é o mais homenageado cineasta de todos os tempos, sendo ainda em vida condecorado pelos governos britânico (Cavaleiro do Império Britânico) e francês (Légion d 'Honneur), pela Universidade de Oxford (Doutor Honoris Causa) e pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos (Oscar especial pelo conjunto da sua obra, em 1972).
 
"Não devemos ter medo dos confrontos.
Até os planetas chocam e do caos nascem estrelas."
                                                                                                      Charles Chaplin
 
 
 
Para saber mais sobre cinema e sobre a vida e obra de Charles Chaplin, 
o leitor só tem que nos visitar.

 
Esperamos por si

 
 ********************************************
 




Abandono ou Fado de Peniche


"Por teu livre pensamento
foram-te longe encerrar.
Tão longe que o meu lamento
não te consegue alcançar.
E apenas ouves o vento.
E apenas ouves o mar.
 
"Levaram-te, era já noite:
a treva tudo cobria.
Foi de noite, numa noite
de todas a mais sombria.
Foi de noite, foi de noite,
e nunca mais se fez dia.
 
"Ai dessa noite o veneno
persiste em me envenenar.
Ouço apenas o silêncio
que ficou em teu lugar.
Ao menos ouves o vento!
Ao menos ouves o mar!"


                                                                     David Mourão-Ferreira, in Obra Poética vol I






 

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...