fevereiro 08, 2013

JOAQUIM CORREIA [1920-2013]

"OPERÁRIO" DA ESCULTURA

Faleceu o escultor Joaquim Correia, com 92 anos de idade e uma vasta obra. 
Nasceu a 26 de julho de 1920 na Marinha Grande, neto e filho de mestres vidreiros, formou-se  na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa. Deixa um legado artístico importante a nível nacional e estrangeiro e, em especial, na nossa região. 
Ler mais sobre o escultor»


Museu Joaquim Correia - Marinha Grande

Desde 1997 muitas das suas obras podem ser vistas na Marinha Grande, no Museu com o seu nome - Museu Joaquim Correia.
Ler sobre o Museu»
Ler + Aqui»

Museu Joaquim Correia, na Marinha Grande, foi inaugurado em 5 de dezembro de 1997 estando instalado no Palácio Taibner de Morais, também conhecido como Palácio dos Barosas, propriedade do Município da Marinha Grande. O edifício sofreu obras de recuperação e adaptação para receber o valioso espólio artístico do escultor, doado pelo autor e família à Câmara Municipal da Marinha Grande, onde constam bustos, estátuas em bronze e gesso, medalhas, desenhos e pinturas. Outras das suas obras podem ser vistas em vários locais públicos por onde passamos quase diariamente. Deixamos aqui apenas quatro exemplos, mas há mais. Tente descobri-las.



Marinha Grande
S. Pedro de Moel
 
Leiria
Leiria


O seu nome ficará igualmente ligado à escrita, já que é autor do livro  A Fábrica dos Vidros de João Beare na Marinha Grande, editado em 1999 pela Câmara Municipal da Marinha Grande, edição integrada no âmbito das comemorações dos 250 Anos da Indústria do Vidro.


"Tudo o que escrevi, enquanto a Marinha Grande comemorava os 250 Anos da sua Indústria Vidreira, e quando torno públicos esses textos na forma de um Livro, apreço-me a recomendar que estes não devem ser entendidos senão do ponto de vista de quem pretende apenas contribuir para que se torne possível ter uma visão um pouco mais alargada, e porventura mais justa, da História da Indústria do Vidro na Marinha Grande no século XVIII. Nascido e criado entre Vidreiros, sofrendo e beneficiando desse facto, sempre me senti profundamente ligado a essa particular condição.(...)"
Joaquim Correia



CONHEÇA MELHOR AS OBRAS DO ESCULTOR
VISITE O MUSEU [AGORA COM ENTRADA GRATUITA]


Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...