janeiro 21, 2013

TODOS OS ANIMAIS SÃO IGUAIS, MAS ALGUNS SÃO MAIS IGUAIS QUE OUTROS



Eric Arthur Blair, nasceu a 25 de junho de 1903 em Londres, tornou-se mais conhecido pelo pseudónimo Georges Orwell. Foi escritor e jornalista, considerado talvez o melhor cronista da cultura inglesa do século XX. 
A fama mundial de George Orwell, reside principalmente na enorme ressonância  social e politica dos seus romances, em que traduz as suas próprias experiências pessoais e o seu socialismo de aguçado sentido crítico.
Ao deflagar a Guerra Civil Espanhola em 1936, sentiu que era ali o palco onde a história acontecia. Justificou assim a sua participação: "naquela época, e naquela  atmosfera, isso pareceu a única coisa que podia fazer".



Em 1937 já estava na Catalunha a lutar com o P.O.U.M. (Partido Obrero de Unificación Marxista), ao lado dos anarquistas. Ferido em combate, regressa a Inglaterra e escreve "Homenagem à Catalunha" (1938), onda faz duras críticas ao comunismo soviético, a quem acusou de eliminar a esquerda anarquista e trotskista e favorecer assim a vitória fascista de Franco.

"Quem controla o passado dirige o futuro. 
Quem dirige o futuro conquista o passado"
                                                                                                     George Orwell


A publicação do romance "1984", eleito livro do mês nos Estados Unidos, consagra George Orwell como um dos escritores mais interessantes do momento. O reconhecimento do seu trabalho é precedido pelo êxito "O triunfo dos porcos" (1945), uma brilhante, irónica e divertida alegoria ao regime estalinista, que Orwell foi dos primeiros a condenar.
São os animais de uma quinta que protagonizam a paródia da revolução soviética e de uma sociedade pretensamente igualitária. Muito famoso se tornou um dos lemas da sociedade dominada pelos porcos: "Todos os animais são iguais, mas alguns são mais iguais que outros".
"1984é uma sátira pessimista do futuro, em que Orwell desenvolve uma desoladora visão da futura sociedade mundial, em que os indivíduos estão sujeitos a uma constante vigilância, onde se destaca a poderosa imagem do Grande Irmão, controlador e déspota.

Em 2008, o jornal The Times classificou-o em segundo lugar na lista de "Os 50 maiores escritores britânicos desde 1945".

Faz hoje 63 anos  que Orwell morreu, aos 46 anos de idade, em Londres,  vítima de tuberculose. Solicitou um funeral de acordo com os ritos anglicanos e foi enterrado na All Saints' Churchyard, Sutton Courtrnay, Oxfordshire, com o simples epitáfio:


"Here lies Eric Arthur Blair, born june 25, 1903, 
died january 21, 1950" 
["Aqui jaz Eric Arthur Blair, nascido a 25 de junho de 1903, falecido a 21 de janeiro de 1950"] Não surge qualquer referência ao seu célebre pseudónimo.


"Quando me sento a escrever um livro, não digo "vou produzir uma obra de arte". Escrevo porque existe alguma mentira para ser denunciada, algum facto para o qual quero chamar a atenção, e penso sempre que vou encontrar quem me ouça".
                                                                                                                      George Orwell



Para ouvir o que George Orwell tem para dizer, 
o Leitor só tem que escolher qual das suas grande obras quer levar consigo. 
Veja AQUI a bibliografia que a Biblioteca Municipal dispõe para empréstimo domiciliário.


Boa Semana

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...