junho 29, 2012

VAMOS LÁ !...

Os nossos seguidores mais atentos já repararam que o nosso ritmo de publicação abrandou nesta última semana. Pois é! Apanhámos o ritmo da economia e também nós nos rendemos ao abrandamento. 
Mas não estivemos parados! A Biblioteca Municipal tem sempre algo de novo para os nossos leitores. Mas disso falaremos mais à frente.

O que interessa neste momento é fazermos uma reflexão sobre a forma como decorreu a semana que agora termina. Não foi uma semana fácil! Começou logo com o choque, já esperado, mas agora cruelmente sentido, de ficarmos sem subsídio de férias (digo "de férias" e não "para férias", porque essas já sabíamos há muito que não iam existir). 
Depois, os dias foram decorrendo e houve então o outro choque - a eliminação da nossa seleção. Bem no fundo, havia qualquer coisa em nós que nos dizia que podia estar aqui o alívio da nossa angústia. Mas não foi! Perdemos de cabeça erguida. Pois é!, ... mas perdemos. 
Enfim, foi uma semana em que todos perdemos qualquer coisa.
******************


Mas temos de encontrar novas soluções. Temos de reagir como o cidadão da imagem, que teve a capacidade de se ir adaptando à situação. Façamos como ele.


Um exemplo de Boas Práticas


******************

Mas não nos esquecemos, que hoje é 6ª feira, é dia da nossa habitual sugestão de leitura de fim de semana.  E para não sairmos do contexto, vamos sugerir um livro de um autor português com uma vasta obra publicada. 




NO PAÍS DAS LÁGRIMAS E OUTROS CONTOS
de José Viale Moutinho
Edições ASA

Este livro constitui uma reedição de contos já publicados em três dos seus livros, aos quais o autor acrescentou outros contos inéditos. Segundo Fernando Assis Pacheco, este livro "constitui uma das maiores surpresas do universo literário português, sendo um dos nossos raros exemplos de incursão ao absurdo, valendo-se da prodigiosa capacidade de efabulação."
"Uma obra diferente e com uma visão da condição humana notavelmente lúcida e uma impiedosa maneira de se debruçar sobre as coisas e as gentes". Liberto Cruz, in Colóquio/Letras.




"Olha, meu amigo, afinal, este mundo não é exatamente aquilo que estávamos à espera."


As histórias contidas neste livro de contos colocam o seu autor, José Viale Moutinho, entre os melhores contistas portugueses.

José Viale Moutinho - Nasceu no Funchal, em 1945. Jornalista e escritor, tem várias obras editadas, algumas delas traduzidas nas mais diversas línguas, como o russo, búlgaro, castelhano, alemão, italiano, catalão, asturiano e galego. Estreou-se em 1968 com a novela Natureza Morta Iluminada. Foi diretor da Associação Portuguesa de Escritores, da Sociedade Portuguesa de Antropologia e Etnologia, do Círculo de Cultura Teatral e presidente da Associação dos Jornalistas e Homens de Letras do Porto. É sócio do Pen Clube Português, da Academia de Letras de Campos de Jordão (Brasil) e membro honorário da Real Academia Galega. Autor de cerca de meia centena de livros para crianças, bem como de trabalhos nas áreas de investigação de Literatura Popular, da Guerra Civil de Espanha e da deportação espanhola nos campos de concentração nazis, bem como de estudos sobre Camilo e Trindade Coelho. Ficcionista e poeta, já foi distinguido com inúmeros prémios, em Portugal e no estrangeiro, tais como, o Grande Prémio do Conto Camilo Castelo Branco/ APE, Prémio Edmundo de Bettencourt de Conto e de Poesia, Prémios de Reportagem KopKe, Norberto Lopes/Casa da Imprensa de Lisboa, entre muitos outros.


A Biblioteca Municipal disponibiliza para empréstimo várias obras do autor. 
Saiba quais clicando AQUI


**************
Como dissemos no início, ao longo desta semana estivemos centrados no lançamento de um novo espaço de divulgação. Desta vez pensado para os mais pequenos, com conteúdos destinados aos leitores mais jovens. E já começámos a publicar.

Se ainda não conhece, aproveite e visite aqui e agora 




BOM FIM DE SEMANA






junho 22, 2012

SIGA-NOS NA PRÓXIMA SEMANA

VAMOS TER NOVIDADES!


Na mensagem anterior abordámos o encerramento de mais um ano letivo e o final do projeto Livros em Movimento. Contudo, estamos confiantes que os livros e a leitura vão continuar a fazer parte do dia a dia das crianças, durante o tempo de férias. Desejamos que 

FÉRIAS = LER + LIVROS 

E como queremos estar mais perto de todos os nossos leitores, vamos dar início na próxima 2ª feira à publicação de conteúdos destinados aos leitores mais jovens. As mensagens terão sempre como cenário os livros, tentando que sejam apelativas e que convidem à leitura e à procura de informação. A configuração foi pensada nos gostos mais irreverentes, a linguagem irá ser a deles, tudo será pensado para ir de encontro ao gosto dos mais jovens.


ACOMPANHE-NOS A PARTIR DE 2ª FEIRA 
NO ESPAÇO DOS MAIS JOVENS EM



ESPERAMOS POR SI! 


LIVROS EM MOVIMENTO



Terminou mais um ano letivo e chegou ao fim mais um ano com o projeto LIVROS EM MOVIMENTO.


Foram mais de 700 livros da Biblioteca Municipal, que circularam ao longo do ano letivo pelas 13 escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico, que ainda não possuem biblioteca escolar. As restantes escolas do concelho não participam neste projeto por já possuirem bibliotecas escolares, devidamente equipadas e algumas já inseridas na Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), usufruindo do apoio do Ministério da Educação. Como forma de esbater estas possíveis desigualdades e com o objetivo de facilitar o acesso ao livro e promover a leitura, em contexto de sala de aula ou em família, o Município da Marinha Grande, através da Biblioteca Municipal, implementou pelo terceiro ano consecutivo o projeto LIVROS EM MOVIMENTO, colocando em circulação pelas escolas vários conjuntos de caixas com livros infanto-juvenis. 



Com o final do ano letivo terminou o projeto

Os livros retomaram o seu lugar ... 
na Biblioteca Municipal


junho 15, 2012

MARIA KEIL (1914 - 2012)

No passado dia 10 de Junho, com 97 anos, faleceu a artista plástica Maria Keil. Não poderíamos deixar de fazer referência a esta ocorrência, dado que se trata de uma das mais reconhecidas ilustradoras de livros infantis, e de alguns manuais escolares, que marcaram a infância de muitos de nós.

Maria Keil nasceu a 09 de Agosto de 1914, em Silves, tendo ido  estudar para Lisboa com apenas 15 anos. Iniciou os estudos em pintura na Escola de Belas Artes de Lisboa, tendo concluído apenas o primeiro ano. O abandono da Escola de Belas Artes, sendo ainda adolescente, revela de certa forma a sua personalidade, expressando uma vontade de quebrar algumas regras estabelecidas e uma forte consciência política e social da realidade vivida no país, no início da década de 30.  Iniciou a atividade profissional aos 20 anos, dedicando-se sobretudo ao retrato, naturezas-mortas e à decoração. Em 1941 recebeu o Prémio Souza-Cardozo. Nas décadas de 50, 60 e 80 realiza diversas exposições e trabalhos importantes na decoração de edifícios públicos em azulejaria, nomeadamente para as estações de metro projetadas pelo seu marido, o arquiteto Francisco Keil do Amaral. 

Estação de Metro do Rossio (Lisboa)

Avenida Infante Santo (Lisboa)

Na década de 50 iniciou-se na ilustração de livros infantis, tendo contribuído para elevar o estatuto da ilustração, que passou a ter reconhecimento público a par da pintura e da escultura. Nos anos 70 e 80 escreveu e ilustrou quatros livros infantis. Mas ilustrou muitos mais. As suas ilustrações estão presentes em livros de literatura infantil de alguns dos nossos mais importantes escritores, tais como, Maria Cecília Correia, Alice Vieira, Alexandre Honrado, Aquilino Ribeiro, Matilde Rosa Araújo, Sophia de Mello Breyner Andresen, etc.
Em 2009, com 94 anos, foi distinguida com o Grande Prémio da Academia Nacional de Belas Artes.

A Biblioteca Municipal dispõe de vários livros de literatura infantil escritos e ilustrados por Maria Keil, que poderá conhecer visitando-nos ou consultando o nosso catálogo AQUI.


E é desse conjunto de livros, que destacamos uma coleção de 4 pequenos livros, escritos por Maria Isabel César Anjo, ilustrados por Maria Keil e editados pela Sá da Costa, que constitui a nossa sugestão de leitura de fim de semana.
Sendo um fim de semana que é marcado pelo encerramento de mais um ano letivo e pelo fim das atividades escolares para a maioria das nossas crianças, nada mais apropriado do que uma sugestão de leitura para elas.

Assim, estando a primavera a finalizar, sugerimos que o primeiro livro a ler desta coleção seja “A primavera é o tempo a crescer”, seguido de “O verão é o tempo grande”, depois “O Outono é o tempo a envelhecer” e, por fim, “O inverno é o tempo já velho”.   


   

"A primavera é uma árvore
com flores a nascer."




"O verão é uma árvore
carregadinha de
pêssegos."




"O outono é uma árvore com folhas amarelas e vermelhas e castanhas a cair."




"O inverno é uma árvore triste
com ramos sem folhas."







Estas imagens foram extraídas dos livros e são alguns exemplos da ilustração de Maria Keil.

BOAS LEITURAS


junho 08, 2012

VIEIRA DE LEIRIA NA BIBLIOTECA


Apesar do final do ano letivo estar muito próximo, ainda não deixámos de receber a visita das crianças das nossas escolas.

Escola António Vitorino - Vieira de Leiria
Esta semana foi a vez dos alunos do 4º ano da Escola Básica António Vitorino de Vieira de Leiria. Para estes alunos a Biblioteca Municipal não tem segredos, dado que as suas visitas se têm  renovado todos os anos letivos, ao longo dos 4 anos de escolaridade naquela escola.

Mas a visita deste ano teve algo de especial. Porquê?

Porque para a maioria dos alunos terá sido a última visita na companhia do seu professor. Em princípio, no final do ano letivo, irão transitar para um novo ciclo e para uma nova escola, com outros professores e colegas. Seguirão o percurso normal na sua formação. 
E a Biblioteca Municipal acompanhá-los-á sempre ao longo deste percurso, tentando manter-se a par da sua natural evolução, de forma a constituir sempre um recurso presente ao longo das suas vidas. 



FELICIDADES
CONTINUEM CONNOSCO


Continuem connosco, porque hoje é 6ª feira, dia da nossa habitual sugestão de leitura de fim de semana. E vamos continuar em Vieira de Leiria e a dar sequência às preocupações ambientais expressas na nossa última mensagem do blogue.
Na semana anterior escolhemos um livro feito por crianças de escolas da Marinha Grande. Hoje sugerimos a leitura de um livro elaborado por alunos de Vieira de Leiria.


O PINHAL DE LEIRIA
de crianças
para crianças
Os autores deste livro são os alunos do 6º ano da Escola EB 2 Padre Franklin, do Agrupamento de Escolas Vieira de Leiria, ano letivo 2010/2011.


"Professora, porque é que não fazemos um livro?
Porque não?! Um livro que reunisse as pesquisas feitas pelos alunos nas aulas de Área de Projeto, com o devido tratamento da informação e ilustrado por eles.  (...) Temos consciência de que este livro não reúne toda a Fauna e Flora existentes na riquíssima biodiversidade do Pinhal de Leiria (...). Pretende-se que este livro seja um meio para promover a defesa da nossa floresta, uma forma de fomentar a Educação para a Cidadania e o estudo do património ambiental e histórico da nossa região.
E assim, nasceu um livro feito por crianças, para chegar às mãos de outras crianças!"
Texto extraído da Nota Introdutória do livro



Chapim-azul
O meio ambiente agoniza
A natureza pede socorro,
As matas pedem conservação,
Os bichos pedem preservação.
O ar não quer poluição,
A água não quer contaminação,
E o Homem quer solução.
Ele sabe que é uma grande preocupação,
Para melhorar a situação
Para a próxima geração!
Com muitas árvores para refrescar,
Variedade de animais para admirar,
Ar puro para respirar,
Água cristalina para tomar.
Tudo isso depende de mim ...
Tudo isso depende de nós ...
Vamos consciencializar,
Os nossos hábitos devemos mudar,
Novas atitudes tomar:
Aprender a Conservar,
Aprender a Respeitar,
Aprender a Reciclar,
Para o meio ambiente preservar
E a vida melhorar ...

Poema de Ariana Ferreira, 6º D, ilustração de Mafalda Esperança, 6º B
in O Pinhal de Leiria - de crianças para crianças 



BOAS LEITURAS E BOM FIM DE SEMANA

junho 05, 2012

DIA MUNDIAL DO AMBIENTE


Em 1972 a Assembleia Geral das Nações Unidas definiu o dia 5 de junho como o Dia Mundial do Ambiente.
Desde essa data, o dia 05 de junho é comemorado todos os anos em mais de cem países como um grito de alerta para as alterações climáticas que estão a ocorrer.


Todos os anos, as Nações Unidas  apresentam um tema que serve de ponto de partida para o desenvolvimento das ações que visam celebrar o Dia Mundial do Ambiente. O tema para 2012 é:

"Economia Verde: Será que isso o inclui?"
Uma economia verde é descrita como uma economia que resulta numa melhor qualidade de vida e equidade social, bem como numa redução dos riscos ambientais. Pretende-se pois, um desenvolvimento sustentável e a erradicação da pobreza.



A chamada "Economia Verde" pode gerar 15 a 60 milhões de novos empregos nos próximos 20 anos. A estimativa resulta de uma análise feita pela OIT - Organização Internacional do Trabalho e leva em conta os postos de trabalho criados nos vários setores: 
  • energias renováveis
  • eficiência energética
  • reciclagem

A Economia Verde já está a dar sustento a milhões de pessoas.
Segundo o relatório da OIT, nos Estados Unidos, há 3,1 milhões de trabalhadores (2,4%) a prestarem serviços ou a produzirem bens na área do ambiente. No Brasil, são 2,9 milhões (6,6%). Só no setor das renováveis, trabalham, em todo o mundo, cinco milhões de pessoas. E a área da biodiversidade criou quase 15 milhões de empregos diretos e indiretos na Europa.

A Economia Verde, e como esta  via pode ser a solução para a pobreza no mundo, é o tema central da Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, que terá lugar no Rio de Janeiro, de 13 a 22 de junho.

A Comissão Europeia apresentou uma estratégia que conduzirá a Europa a uma economia mais verde, com uma pegada de carbono menor, até 2050.

E o leitor?
Qual é o seu contributo para a diminuição da sua pegada ecológica?

Não sabe como?
Consulte o nosso catálogo em : http://services.cm-mgrande.pt/pacweb/



Vamos todos nós fazer a nossa parte para que em 2035
não tenhamos que comemorar o Dia Mundial do Ambiente desta forma e a nossa mata não fique assim:


Mata Nacional 2003


junho 01, 2012

LEITURA DE FIM DE SEMANA

Hoje, por ser 6ª feira, é o dia da nossa habitual sugestão de leitura para o fim de semana. E porque hoje é o dia 01 de junho, DIA MUNDIAL DA CRIANÇA, a nossa sugestão de leitura é um livro para crianças, escrito e ilustrado por crianças, que pode ser lido por adultos e, melhor seria, se fosse lido por adultos para crianças.

É este o livro que sugerimos:

O PAÍS DA IMAGINAÇÃO

Este livro resultou de um trabalho realizado pelos alunos das escolas do 1º ciclo do Agrupamento de Escolas Nery Capucho, inserido no projeto escolar "História Viajante", que foi desenvolvido ao longo dos anos letivos 2009/2011.
A publicação do livro ocorreu precisamente em junho de 2011 e teve como principal objetivo estreitar a relação entre todas as escolas do 1º ciclo que integram o mesmo Agrupamento, interligando-se entre si através da leitura, da escrita e da ilustração, dando forma a uma história coletiva e à edição de um livro. 
E, assim, a história viajou durante algum tempo pelas diferentes escolas e a cada escola coube a tarefa de acrescentar mais conteúdo à história, mas sempre com a preocupação desta ficar inacabada, até à última escola, a quem coube a responsabilidade de terminar a história e de atribuir um título ao livro.
E o livro aí está, com 55 páginas cheias de ilustrações e muita imaginação, com bruxas que se tornam fadas, morcegos que se transformam em borboletas, elefantes voadores, dragões cor-de-rosa, macacos "paparazzi", mochos orelhudos que enviam e-mail's, chaves mágicas, feiticeiros maus, ... e muitas coisas mais, que apenas podem existir na imaginação de uma criança.

E a história começa assim ...

"Há muito, muito tempo, no País da Imaginação, havia um castelo no alto de uma montanha muito rochosa e cheia de vegetação, onde era muito difícil chegar (...)"

...e a história continua, sempre decorrendo em cenários fantásticos e mágicos, até terminar assim ...

"(...) Agarrou um sapatinho de cristal, algumas estrelinhas de ouro, umas asas de borboleta, algumas pétalas de rosa, um pequenino sorriso, uma mão cheia de carinho e uma pitadinha de fantasia. Envolveu tudo com muito amor, alegria e carinho ... Fechou os olhos ... e ...".


UMA TERNURA!

BOM FIM DE SEMANA


LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...