novembro 30, 2012

LEITURA DE FIM DE SEMANA



Finalmente chegámos a sexta-feira. 
Depois de uma semana de frio e chuva que bem que sabe o quentinho do sofá, 
na companhia dos amigos lá de casa.

Mas falta algo!


Ilustração de Sue Macartney-Snape

Nós sabemos. 

O leitor está à espera da nossa 
sugestão de leitura de fim de semana
 para que o seu fim de semana seja perfeito!

E a nossa sugestão para este fim de semana vai para uma autora italiana, que com o seu livro venceu o Prémio Campiello em 2010, o prémio literário mais importante em Itália.

Vir ao Mundo 
De Margaret Mazzantini
Da Bertrand Editora


"Esperança, penso nesta palavra que na escuridão ganha forma. Tem rosto de mulher algo perdida, daquelas que arrastam a sua derrota ou então continuam a esforçar-se com dignidade. Tem o meu rosto, talvez, o rosto de uma rapariga envelhecida, parada no tempo, por fidelidade, por medo.
Saio para o terraço, observo o panorama habitual. O prédio fronteiro ao nosso, as persianas corridas. O café com a tabuleta apagada. O silêncio da cidade, poeira de ruídos distantes. Roma dorme. Dorme a sua festa, o seu pântano. Dormem as periferias. Dorme o Papa, os seus sapatos vermelhos estão vazios"

Uma história que conta essencialmente o amor entre Gemma e Diego, um amor que nasceu aquando da Guerra de Sarajevo, também ela protagonista no livro (ou talvez a principal protagonista...)

Uma manhã, Gemma deixa para trás a sua vida de todos os dias e entra num avião com o filho de 16 anos, Pietro. Destino: Sarajevo, uma cidade entre o Ocidente e o Oriente, ainda com as cicatrizes de um passado recente. À sua espera no aeroporto está Gojko, um poeta bósnio que em tempos apresentou Gemma ao amor da sua vida, Diego, um fotógrafo que captava cenas de beleza estonteante nos reflexos das poças de água.
Esta é a história desse amor, inserida num quadro contemporâneo e devastador do mundo em guerra e em paz. Mas é também a história da maternidade procurada, perdida e finalmente encontrada.



"Entre as qualidades da Mazzantini escritora há uma enorme atenção ao pormenor: basta-lhe mencionar cheiros, luzes, sons e sabores de um determinado ambiente para conseguir levar o leitor no meio do desenvolvimento da ação".
                                                                                                                           La Repubblica




Margaret Mazzantini nasceu a 27 de outubro de 1961, em Dublin, filha de uma artista plástica irlandesa e de um escritor italiano. Foi atriz de cinema, televisão e teatro, mas é sobretudo reconhecida pela sua obra literária.
Venceu o Prémio Strega com o livro Não te Movas, adaptado ao cinema e protagonizado por Penélope Cruz, foi um êxito internacional e conquistou diversos prémios em vários festivais. O livro que vendeu mais de 1.500.000 exemplares só em Itália e foi um best-seller internacional, traduzido em mais de 30 línguas.
O livro que hoje sugerimos como leitura de fim de semana, Vir ao Mundo, venceu o Prémio Campiello e está também a ser adaptado ao grande ecrã, tendo por protagonista novamente a atriz Penélope Cruz. Javier Bardem e Benicio Del Toro são falados para o papel de Gojko, o poeta bósnio.

"Sou na realidade uma outsider, presa pela minha família, pela normalidade a que obriga o facto de ter quatro filhos. Sou uma diletante e escrever para mim é como descer todos os dias a uma mina. Numa mina é fácil uma pessoa perder-se...mas não tenho medo! Escrevo histórias, sobretudo isso.  É a minha característica humana".
                                                                                                                        Margaret Mazzantini


Tenha um Bom Fim de Semana
e goze bem o Feriado
pois vai ser a última vez.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...