novembro 16, 2012

LEITURA DE FIM DE SEMANA


"Sentiu um peso, 
mas não era o peso do fardo 
e sim da insustentável leveza do ser"
Milan Kundera


Certamente o leitor já adivinhou qual é o livro que vamos sugerir
para leitura de fim de semana.

É sem sombra de dúvida um dos romances míticos do século XX. 
Se o leitor já o leu, é certamente um livro que vai reler com prazer; se pelo contrário, o leitor ainda não o leu, agora não vai de certeza perder a oportunidade de o requisitar na Biblioteca Municipal e  passar o fim de semana de frio e chuva na companhia de Tomas, Sabina, Tereza e Franz.

De Milan Kundera
A Insustentável Leveza do Ser 
Editora: Publicações Dom Quixote


"Tomas ainda não sabia que as metáforas são uma coisa perigosa. Com as metáforas não se brinca. O amor pode nascer de uma única metáfora".

É um livro que fala de conceitos como a liberdade humana, a individualidade, o destino e o amor, num pequeno universo onde a leveza e o peso ditam todos os passos e sentimentos das personagens.
Em 1988 esta obra foi adaptada ao cinema, sob a direção de Philip Kaufman, tendo como protagonistas Daniel Day-Lewis, Juliette Binoche e Lena Olin. 
Recebeu duas nomeações para o Oscar e o reconhecimento mundial. Desde então Milan Kundera nunca mais autorizou a adaptação cinematográfica dos seus romances. 


"Tomas e Tereza, Sabina e Franz são os nomes de dois pares amorosos, nomes de dois enganos emblemáticos para uma questão: o que são um para o outro? O que é a sua relação? Uma sucessão de mal-entendidos que se pode desfolhar sucintamente como um dicionário ou, mais vagarosamente, como um desencontro de diários íntimos?"
                                                                                                                               Joana Varela

A Insustentável Leveza do Ser obteve os seguintes prémios:
  • 1968 Prémio da União de Escritores Checoslovacos
  • 1973 Prémio Médicis
  • 1978 Prémio Mondello
  • 1981 Prémio Common Wealth
  • 1984 Prémio Literário Americano de Los Angeles Times
  • 1985 Prémio Jerusalém




Milan Kundera nasceu a 1 de abril de 1929 em Brno, na Checoslováquia. Era estudante quando o regime comunista se instalou no seu país.  Foi expulso da Universidade e tornou-se operário e pianista num grupo musical. Começa a escrever e, em 1962, termina o seu primeiro romance "La Plaisanterie", editado em 1967, que foi um sucesso. 
A invasão militar do seu país em 1968 vem alterar o seu destino: foi demitido do Instituto de Altos Estudos Cinematográficos de Praga, impedido de continuar a publicar, vê os seus livros serem retirados das bibliotecas e o seu próprio nome eliminado da lista telefónica.
Instala-se definitivamente em França em 1975 e, a partir dessa altura, os seus livros são publicados em francês. Em 1981 foi-lhe retirada a nacionalidade checa. Nesse mesmo ano, juntamente com o escritor Julio Cortazar, é-lhe concedida pelo presidente François Mitterrand a nacionalidade francesa.
Recebe, em 1982, pelo conjunto da sua obra, o Prémio Europa-Literatura e, no ano seguinte, a Universidade de Michigan fá-lo doutor honoris causaTem sido sucessivamente nomeado para Prémio Nobel.  Vive atualmente com a sua mulher em Paris e raramente dá entrevistas.
Toda a sua obra está traduzida em Portugal.



Tenha um Bom Fim de Semana 

Esperamos por si

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...