novembro 09, 2012

LEITURA DE FIM DE SEMANA


"Um livro é feito de uma árvore. É um conjunto de partes lisas e flexíveis (que ainda se chamam folhas) impressas em caracteres de pigmentação escura. Dá-se uma vista de olhos e ouve-se a voz de outra pessoa - talvez alguém que já tenha morrido há milhares de anos. (...).Os livros quebram as cadeias do tempo, provam que os seres humanos são capazes de exercer a magia".
                                                                                                                                Carl Sagan


Hoje na nossa sugestão de leitura de fim de semana 
vamos relembrar o astrónomo Carl Sagan e o seu livro "Cosmos"
numa edição da Editora Gradiva


"Cosmos", editado em 1980, tornou-se um dos livros mais vendido de todos os tempos, tendo sido traduzido em dezenas de línguas e à série de TV com o mesmo nome,  assistiram mais de um bilião de pessoas em 60 países.


"Mal atingi a idade necessária, os meus pais deram-me o meu primeiro cartão de biblioteca. (...). Imediatamente pedi à bibliotecária alguma coisa que falasse de estrelas. E ela voltou com um livro ilustrado com retratos de homens e mulheres com nomes como Clark Gable e Jean Harlow. Eu reclamei e, por alguma razão que na altura não percebi, ela sorriu e foi buscar outro livro - um dos que eu queria. Abri-o de respiração suspensa e li até encontrar. O livro dizia uma coisa espantosa, um enorme pensamento. Dizia que as estrelas eram sóis, só que muito distantes. O Sol era uma estrela, mas próxima.(...). O que são estrelas?
livros e bibliotecas que fornecem meios rápidos para encontrar essas respostas".



Se "o Cosmos é tudo o que existe, existiu, ou existirá", 
Cosmos, de Carl Sagan, é livro de tudo.
                                                                                          Clara Pinto Correia, Jornal de Letras



Cosmo ou cosmos, do grego antigo significa "ordem", "organização", "beleza", "harmonia". É um termo que designa o universo no seu conjunto, toda a estrutura universal na sua totalidade, desde o microcosmos ao macrocosmos. O cosmos é a totalidade de todas as coisas deste universo ordenado, desde as estrelas até às partículas subatómicas.
Carl Sagan define o Cosmos como sendo "tudo o que já foi, tudo o que é e tudo o que será".


E, pergunta o leitor,
 porque é que nos lembrámos hoje deste livro, 
editado pela primeira vez  nos idos anos de 1980 do século XX?

Porque Carl Sagan faria hoje 78 anos.


Carl Sagan nasceu a 9 de novembro de 1934, no estado norte-americano de Nova Iorque, membro de uma família oriunda do leste europeu.
Obteve uma formação científica em áreas como a biologia, a genética e a astronomia, doutorou-se pela Universidade de Chicago em 1960.
Deu aulas nas mais importantes universidades americanas e fez conferências em diversos países. 
Durante anos trabalhou para a NASA, participando em vários projetos de exploração do espaço, como as sondas Mariner, Viking e Voyager.
Recebeu vários prémios científicos e publicou inúmeros estudos que o colocaram na vanguarda da investigação astronómica do século XX.
Ao longo da sua vida, Carl Sagan dedicou-se intensamente ao estudo dos fenómenos estrelares e planetários, ao início da vida e das consequências humanas e ambientais do desenvolvimento tecnológico.
Sustentava com convicção a plausível existência de vida extraterrestre inteligente, uma das suas grandes paixões como investigador.
Faleceu a 20 de dezembro de 1996, em consequência de uma leucemia.


"O que é mais assustador? A ideia de extraterrestres em mundos estranhos, ou a ideia de que, em todo este imenso universo, nós estamos sozinhos?"
                                                                                                                          Carl Sagan


"Ninguém mais do que Carl Sagan desejou e se empenhou em encontrar indícios de vida inteligente no universo, mas ninguém como ele foi tão céptico e rigoroso na verificação científica das suas supostas manifestações. Livro de viagens e de descoberta, Cosmos prepara-nos para esse encontro fantástico".
                                                                                                                           Guilherme Valente



Sozinhos ou acompanhados, 
que as forças do Universo se unam 
para que possamos  provar no dia de S. Martinho umas castanhas assadas, acompanhadas com água pé.




Tenha um Bom Fim de Semana 


Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...