agosto 30, 2012

SABIA QUE...


"A expressão mais excitante em ciência, a que prenuncia novas descobertas, não é "Eureka!", mas sim "Que engraçado...!"
                                                                                                                         Isaac Asimov

Sabia que os gelados com pauzinho foram inventados por uma criança de onze anos que, acidentalmente, numa fria noite de inverno, deixou fora de casa o refresco que preparara?
E que a plasticina foi originalmente usada como produto de limpeza para o papel de parede?
Alguma vez pensou que as deliciosas batatas fritas pala-pala devem a sua existência à reação enfurecida de um Chefe de Cozinha, após uma queixa de um cliente sobre a espessura das suas batatas?



Venha à Biblioteca Municipal, requisite este livro, junte a família e passe um serão divertido.

Invenções Acidentais, é um livro recheado de factos interessantes que, de uma forma bem disposta, nos dá informações sobre o modo como foram criados, por exemplo, alguns alimentos ou objetos do nosso dia a dia.
São histórias fascinantes por detrás das invenções acidentais mais importantes do mundo: da penicilina ao micro-ondas, passando pelos post-it e pelo velcro, até às saquetas de chá e à máquina de escrever.
Invenções que mudaram de maneira radical a nossa vida e o mundo à nossa volta.


Os esquilos colecionam nozes. Os cães enterram ossos. Os camelos armazenam comida e bebida nas suas bossas. Os porcos não fazem nada disso. Não se interessam por colecionar, enterrar ou armazenar.
Então porque guardamos o nosso dinheiro num porquinho?
A história deste objeto vem do século XV, quando os potes eram feitos com um barro barato cor de laranja, também chamado "pygg" (porco em inglês antigo). Nesses tempos, o dinheiro era guardado num desses potes, o chamado piggy bank. Séculos mais tarde, toda a gente se esquecera que "pygg" se referia ao material e, quando foi pedido a um oleiro inglês que fizesse piggy banks, ele produziu potes com a forma de porcos, o que encantou as crianças.


"Uma invenção fabulosa, mas quem a quererá usar?"
Rutherford B. Hayes, Presidente americano, depois de ter feito uma chamada de Washington para a Pensilvânia com o telefone de Alexander Graham Bell, em 1876.




O famoso pintor expressionista russo Wassily Kandinsky é considerado o fundador da pintura abstrata. 
Segundo uma anedota popular, uma noite, quando chegou ao seu estúdio em Munique, reparou numa estranha e irreconhecível imagem de "uma beleza interior pouco habitual". Depressa se apercebeu que se tratava de uma das suas pinturas figurativas que estava de pernas para o ar no cavalete.
Diz-se que esta experiência o convenceu quanto aos poderes da abstração total.



"Tudo o que podia ser inventado já foi inventado."
Charles H. Duell, comissário do Departamento de Patentes dos Estados Unidos, em 1899, ao revelar que pretendia encerrar o Departamento de Patentes.

Ficou curioso, não ficou?
Visite-nos!



Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...