maio 16, 2012

FERIADO MUNICIPAL - TRADIÇÕES QUE SE MANTÊM

Amanhã, dia 17 de maio, será quinta-feira da Ascensão e assinala-se o feriado municipal da Marinha Grande. Através do texto, que a seguir transcrevemos, fique a conhecer um pouco da nossa História e das nossas tradições, que ainda se cumprem todos os anos.

"Por tradição as pessoas do campo sempre foram muito religiosas e desde sempre respeitaram este dia. Ninguém trabalhava nos campos. De véspera, cozinhava-se a refeição e partia-se o pão para que no dia seguinte apenas se desse de comer ao gado.
Com a natural evolução dos tempos, este dia deixou de ser de recolhimento religioso e passou a ser um dia normal de calendário. Apesar desta decisão, na Marinha Grande a Quinta Feira d´Ascensão continuou a ser comemorada pelos próprios vidreiros e suas famílias que neste dia, a pé, de bicicleta ou de carroça de burro iam para a mata onde passavam o dia num convívio são e agradável.
O Presidente da Câmara da época, Dr. Vitor Gallo, tendo em conta esta forte tradição dos marinhenses, deliberou que o dia da Espiga passasse a ser Feriado Municipal.
Os mais bonitos lugares da mata eram preenchidos com mantas de retalhos. Aí as pessoas destapavam o tacho, serviam o tradicional coelho com ervilhas, os pastéis de bacalhau e as fatias de pão de ló, tudo regado com boa pinga.
Jogava-se às cartas, dormia-se a sesta e pela tardinha dançava-se ao som da concertina. Eram bailes famosos. À noite, no regresso, a festa continuava. O pessoal trazia a bicicleta ou a carroça enfeitada de grandes ramos de verdura e flores - a espiga. Segundo a tradição, o ramo que era composto de uma espiga de trigo, uma papoila e um ramo de oliveira, devia ser guardado até ao ano seguinte - dava sorte."



COELHO COM ERVILHAS DA ASCENSÃO

Ingredientes:
1 coelho grande, sal, pimenta, 2 dentes de alho, louro, 1 colher de banha, 2 cebolas, 1 ramo de salsa, 2 tomates maduros, vinho branco q.b., colorau, ervilhas, 1 chouriço pequeno, 2 cávenas de arroz, 1 a 1,5 dl de azeite

Preparação:
Depois do coelho preparado lava-se ainda inteiro. Parte-se aos bocados e tempera-se de sal, alho, pimenta, louro, colorau e vinho branco, ficando assim durante aproximadamente 3 horas (nunca menos). 
Leva-se ao lume uma caçarola com cebola picada, um ramo de salsa, uma colher de banha, o azeite e o chouriço às rodelas. Deixa-se refogar; juntam-se os bocados de coelho a pouco e pouco, a marinada e uma concha de água ou caldo. Deixa-se ferver em lume brando com a caçarola muito bem tapada. Deve mexer-se de vez em quando para evitar que se pegue. Quando estiver cozido retira-se do tacho e, ao estufado que ficou, juntam-se 5 chávenas de água.
Quando começar a ferver, adiciona-se uma mão bem cheia de ervilhas descascadas. Deixa-se cozer cerca de 10 minutos e coloca-se de seguida o arroz. Quando o mesmo está quase cozido põe-se, por cima, o coelho e deixa-se apurar muito bem.
Nota: Para se conservar quente durante mais tempo, embrulha-se o tacho muito bem em jornal. 


Texto e receita extraídos do livro

"Histórias e Receitas
da Nossa Gente"
da autoria das Escolas do 1º CEB de Albergaria e Pero Neto, na Marinha Grande, edição da Câmara Municipal da Marinha Grande, 1996.

PARA CONHECER MAIS HISTÓRIAS E RECEITAS DA MARINHA GRANDE, VENHA À BIBLIOTECA MUNICIPAL E REQUISITE O LIVRO.




ESPERAMOS POR SI!

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...