março 05, 2012

PALESTRA - PRESENÇA E PAPEL DOS AVÓS

No âmbito da atividade da "Tertúlia dos Anos de Ouro", projeto da responsabilidade da ADESER II - Associação para o Desenvolvimento Económico e Social da Região da Marinha Grande (IPSS), realizou-se no passado dia 1 de março, no Auditório da Biblioteca Municipal, mais uma palestra subordinada ao tema "Presença dos Avós: estudo de caso - Águeda", dirigida pela Drª Maria de Fátima Ferrão Pires.


Maria de Fátima Ferrão Pires é licenciada em Línguas e Literaturas Modernas pela Universidade de Aveiro e mestre em Ciências da Educação, especialização em Formação Pessoal e Social, com a dissertação "Presença e papel dos avós: estudo de caso".
A convite da docente responsável pelo mestrado em Gerontologia da Secção Autónoma de Ciências da Saúde da Universidade de Aveiro, proferiu, em março de 2011, uma palestra sobre a "Presença intergeracional e papel dos avós nas famílias e em instituições fora da família na região de Águeda".
Integra, desde 2011, um Grupo de Investigação-Ação no Departamento da Universidade de Aveiro. Em julho de 2011, apresentou a comunicação "Contextos e representações dos avós: estudo de caso", partilhando a autoria com o Professor Doutor Carlos Meireles-Coelho, no XI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, organizado pelo Instituto Politécnico da Guarda.


Seguindo a máxima de Aristóteles, para quem  "A cultura é o melhor conforto para a velhice", a "Tertúlia dos Anos de Ouro", constituída na sua maioria por pessoas já na situação de reformadas, acontece todas as segundas e quintas-feiras, no Auditório da Biblioteca Municipal, com sessões que decorrem entre as 15h00 e as 17h00, onde são desenvolvidas várias temáticas.
Para o mês de março estão agendados os seguintes temas: História da Literatura, História das Ideias, História das Religiões, História do Teatro, Expressão Dramática, Geografia, Francês e Inglês.


--- TENHA UMA BOA SEMANA ---

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...