março 26, 2012

26 de MARÇO - DIA DO LIVRO PORTUGUÊS

                                                
Os Livros

Apetece chamar-lhes irmãos, 
tê-los ao colo,
afagá-los com as mãos,
abri-los de par em par,
ver o Pinóquio a rir
e o D. Quixote a sonhar,
e a Alice do outro lado
do espelho a inventar
um mundo de assombros
que dá gosto visitar.
Apetece chamar-lhes irmãos
e deixar brilhar os olhos
nas páginas das suas mãos.

     José Jorge Letria,
Pela casa fora, 1997


Ao longo dos séculos, o livro tem tido várias funções, com principal destaque para a evolução do saber, como grande veículo promotor da cultura, da educação, da ciência e da democracia.
Hoje, 26 de março, comemora-se do DIA do LIVRO PORTUGUÊS, uma iniciativa da Sociedade Portuguesa de Autores e que visa assinalar o dia em que foi impresso o primeiro livro em Portugal, "O Pentateuco".
A escolha da Biblioteca Municipal para assinalar este dia vai para a escritora Alice Vieira, que com os seus livros infanto-juvenis, tem encantado gerações de crianças portuguesas. Alice Vieira é hoje uma das mais importantes escritoras portuguesas para jovens, tendo ganho projeção nacional e internacional, com várias das suas obras editadas no estrangeiro.

Alice Vieira nasceu a 20 de março de 1943 em Lisboa. É licenciada em Germânicas pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Em 1958 iniciou a sua colaboração no Suplemento Juvenil do Diário de Lisboa e a partir de 1969 dedicou-se ao jornalismo profissional. Desde 1979 tem vindo publicar regularmente livros tendo, atualmente editados na Caminho, cerca de 30 títulos.
A pedido dos filhos escreveu o seu primeiro livro "Rosa, minha irmã Rosa", editado em 1979, ganhou o Prémio de Literatura Infantil do Ano Internacional da Criança.
Desde essa primeira obra e até à atualidade escreveu vário livros de literatura infanto-juvenil, tendo também publicado um vasto conjunto de contos tradicionais, também eles dedicados aos leitores mais novos.

 Ao longo da sua vida, Alice Vieira recebeu vários prémios pela sua obra:

  •  1979 - Prémio de Literatura Infantil Ano Internacional da Criança, com Rosa, Minha irmã Rosa.
  • 1983 - Prémio Calouste Gulbenkian de Literatura Infantil, com Este Rei que Eu escolhi.
  • 1994 - Grande Pémio Gulbenkian, pelo conjunto da sua obra.
  • 1994 - Foi candidata ao Prémio Hans Christian Anderson da IBBY (International Board on Books for Young People), tendo a obra Olhos de Ana Marta, sido uma das que integraram a lista de honra.
  • 2007 - Prémio Maria Amália Vaz de Carvalho, com o livro Dois Corpos Tombando na Água.
  • 2009 - Estrela de Prata do Prémio Peter Pan, atrubuída pela Internacional Board on Books for Young People, IBBY, e a Feira do Livro de Gotemburgo, Suécia, com o romance juvenil Flor de Mel.
  • 2012 - Integra a seleção de 2012 da Biblioteca Internacional da Juventude, considerada a maior do mundo na área infanto-juvenil, com o livro Meia hora para mudar a minha vida. Esta seleção com 250 títulos, é divulgada numa exposição , a "White Ravens", que está patente na Feira do Livro Infantil de Bolonha, Itália, que começou no passado dia 19 de março.

Deixamos-lhe a imagem de algum dos seus livros mais conhecidos.
Ora veja:



Na Sala Infantil da Biblioteca Municipal poderá encontar alguns destes livros.
Aproveite as férias da Páscoa e apresente Alice Vieira aos seus filhos.

--- VENHA À BIBLIOTECA ---

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...