fevereiro 10, 2012

LEITURA DE FIM DE SEMANA

"Viver sem amor é como não ter para onde ir"
                                                                                              Ana Hatherly


Ilustração de Marianna Kalacheva

Um fim de semana aproxima-se e como já vem sendo hábito, gostamos de lhe sugerir um livro e, o de hoje, "Paixões" de Rosa Montero, é uma coletânea de textos publicados no diário espanhol El País, sobre casais cujo relacionamento ficou marcado na História e que vai ao encontro do tema do nosso desafio para o dia de S. Valentim, Dia dos Namorados.

Será o amor eterno? Existirá a paixão perfeita? Será perigoso amar?


Este livro não dá a resposta a questões tão profundas, mas contribui para a reflexão sobre um dos temas que mais tem preocupado o ser humano desde o princípio dos tempos.
Rosa Montero dá a conhecer ao leitor histórias de amor de grande intensidade vividas por casais famosos como Marco António e Cleópatra, Oscar Wilde e Alfred Douglas, Amadeo Modigliani e Jeanne Hébuterne, John Lennon e Yoko Ono, Liz Taylor e Richard Burton, Evita e Juan Peron, o príncipe de Gales, Edward e a plebeia Wallis Simpson ...Paixões que ajuda a desmistificar o amor e que rapidamente identificam o leitor com quem a protagoniza.
Um livro fascinante que descreve os infernos e os paraísos do amor e que esboça um interessante mosaico histórico.



"O amor é o milagre da civilização"
                                                                          Stendhal

Rosa Montero nasceu em Madrid em 1951. Estudou jornalismo e psicologia ao mesmo tempo que colaborava com grupos de teatro independentes.
Desde 1976 que colabora em exclusivo com o jornal El País, tendo obtido, em 1980, o Prémio Nacional de Jornalismo e, em 2005, o Prémio Rodríguez Santamaria, como reconhecimento dos méritos de toda a sua carreira profissional.
Figura central da literatura espanhola contemporânea, a sua vasta obra de romancista está traduzida nas mais diversas línguas. A Biblioteca Municipal tem, para empréstimo domiciliário, para além de "Paixões" que hoje sugerimos, os seguintes livros:
  • Histórias de mulheres
  • A filha do Canibal
  • Amantes e inimigos
  • O coração do Tártaro
  • Instruções para salvar o mundo
  • A louca da casa - recebeu o Prémio Grinzane Cavour de Literatura estrangeira e o Prémio Qué Leer para o melhor livro espanhol.
Tenha um Bom Fim de Semana
e não se esqueça de ver
a nossa página DESAFIO

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...