dezembro 02, 2011

LEITURA DE FIM DE SEMANA

Amanhã, 3 de dezembro, comemora-se o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.

O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência realiza-se desde 1998, por iniciativa da ONU, e tem como principal objetivo a motivação para uma maior compreensão dos assuntos relativos à deficiência e à mobilização para a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar destas pessoas.
Este dia procura também aumentar a consciência dos benefícios trazidos pela integração das pessoas com deficiência em cada aspeto da vida social, política, económica e cultural.
Portugal foi dos primeiros países a assinar em 2007 a convenção da Organização das Nações Unidas sobre os direitos das pessoas com deficiência.

E a nossa sugestão de leitura de fim de semana de hoje é precisamente um livro que fala de pessoas que encontraram força para se superarem a elas mesmas, surpreendendo todos à sua volta com a sua atitude.

Depois da tormenta, como se nada
tivesse acontecido, como se o destino
fosse um parente desconhecido
irei recomeçar
                                                                            Fabrício Carpinejar

Este livro vai ajudar-nos a não cairmos na tentação de perdermos tempo a ter pena uns dos outros, e até mesmo de nós próprios. 
A pensar,  que essas ditas deficiências, podem ser tão só o retrato da grande oportunidade que a vida deu a algumas pessoas de se encontrarem a si mesmas numa outra dimensão - a do poder interior.
A pena não é caridade, nem amor, nem compaixão. É muito mais uma fuga ou o adiar de um acordar nosso.
Aproveitá-la como caminho de consciência pode ser muito enriquecedor.
Com  a ajuda destas histórias, aprenda a conhecer o seu poder interior, e inicie uma jornada em direção ao pleno e à felicidade.
Descubra como enfrentar com otimismo os desafios da vida.
Isso é que é de resto a própria vida, um caminho de obstáculos perdidos no infinito.

Salvador Pereira Palha Mendes de Almeida nasceu em Lisboa a 13 de março de 1982. Em 2 de agosto de 1998 sofreu um acidente de moto que o deixou tetraplégico. É licenciado em Marketing e Publicidade pelo Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing, IADE. É fundador da Associação Salvador, que luta pela inclusão das pessoas com deficiência motora. É também o apresentador do programa Salvador da RTP1. É ainda o responsável pela criação e coordenação do portal Portugal Acessível. Tem sido orador convidado em diversas palestras e conferências, nacionais e internacionais, sobre acessibilidades e inclusão de pessoas com deficiência.


As pessoas são, em geral, tão felizes quanto decidem ser.
                                                        Abraham Lincoln


Inserido no âmbito das comemorações do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, irá estar patente ao público, de 7 a 16 de dezembro no átrio de entrada da Biblioteca Municipal, uma exposição de trabalhos realizados no âmbito do concurso "Olhando o outro...", promovido pelo Grupo de Educação Especial do Agrupamento de Escolas Nery Capucho.

Visite-nos e
 Tenha um Bom Fim de Semana

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...