dezembro 07, 2011

ESTATÍSTICA

Como tem vindo a ser habitual, publicamos mensalmente dados estatísticos relativos à atividade regular da Biblioteca Municipal, concretamente, no que diz respeito à quantidade de livros requisitados para leitura domiciliária. É, igualmente, habitual estabelecermos paralelismos com iguais períodos de tempo em anos anteriores, em especial com o ano de 2010. Todos os dados que temos vindo a publicar são apurados automaticamente, através das transações efetuadas pelas aplicações informáticas de que dispomos e com as quais trabalhamos diariamente.
Ora, como as máquinas são programadas pelo Homem e são falíveis, também nós estamos com problemas relacionados com essas mesmas aplicações informáticas que, até ao momento, ainda não conseguiram ser resolvidos e que nos impedem de obter os habituais dados mensais relativos à quantidade de livros requisitados durante o mês de novembro. 
Apesar deste facto, não queremos deixar de dar sequência ao nosso habitual apontamento mensal com indicadores estatísticos, pelo que iremos publicar um gráfico que ilustra bem aquela que tem sido a tendência crescente do número de livros emprestados, tendo por base a comparação entre os dados apurados em 2010 e os de 2011.


Da análise ao gráfico ressalta o facto das barras rosa superarem claramente as amarelas na esmagadora maioria dos meses, sendo que às barras rosa corresponde o ano de 2011 e às barras amarelas o ano de 2010. 

Lamentamos e apresentamos o nosso pedido de desculpas por não podermos transmitir os dados relativos ao mês de novembro deste ano, embora estejamos convictos, através de uma contagem meramente manual e, logo, com uma eventual margem de erro, que mais uma vez os dados de 2010 foram largamente superados.
Na expectativa de haver uma resolução em breve dos problemas manifestados com a nossa aplicação informática, contamos retomar este assunto no próximo mês, continuando a transmitir dados que refletem o nosso esforço de aproximação ao leitor, de promoção da leitura e de incentivo à procura de informação.


"Os livros têm os mesmos inimigos que o Homem: o fogo, a humidade, os bichos, o tempo e o próprio conteúdo."
 Paul Valéry

ATÉ BREVE E NÃO DEIXEM DE LER


   

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...