agosto 16, 2011

NÃO SOU NOVA NEM BONITA, MAS TENHO A MINHA VOZ E A MINHA ALMA, QUE ME SAI QUANDO CANTO

A música expressa o que não pode ser dito em palavras e não pode ficar em silêncio
                                                                                                                           Victor Hugo

Carinhosamente apelidada de "La Negra" devido ao seu cabelo preto e tez morena, Mercedes Sosa foi igualmente chamada de "voz de uma maioria silenciosa", tendo sempre lutado pelos direitos humanos dos mais pobres e pela liberdade política. As suas imagens de marca eram o seu cabelo comprido e os seus ponchos, que usava durante os espectáculos ao vivo, fazendo ouvir a sua voz poderosa.


Mercedes Sosa nasceu a 9 de julho de 1935 no seio de uma família de trabalhadores, na província de Tucumán, Argentina. Descoberta aos 15 anos de idade, cantando numa competição de uma rádio local da cidade natal, foi-lhe oferecido um contrato de dois meses.  Gravou o primeiro disco "Canciones con Fundamento", com um perfil de folk argentino. Especialista em interpretar as palavras de escritores, abraçou a poesia dos grandes autores argentinos e latino-americanos.

Foi,  durante os anos da ditadura, a voz dos que não tinham voz, com um vasto repertório de músicas de intervenção. Obrigada ao exílio, voltou ao seu país em 1983, de onde saía para concertos no mundo inteiro, com nomes como Luciano Pavarotti, Sting, Joan Baez, Andrea Bocelli ou Chico Buarque. Mais recentemente, gravou com a colombiana Shakira, cantora latino-americana de maior sucesso no exterior.

A preocupação sócio-política refletiu-se no repertório interpretado, tornando-se uma das grandes expoentes da Nueva Canción, um movimento musical latino-americano da década de 60, com raízes africanas, cubanas, andinas e espanholas.
Apesar de, nos últimos anos, ter feito algumas experiências com o rock e com o tango, a sua raiz era o folk. Era a esse estilo que voltava sempre.
Em 2005 numa entrevista disse " Eu nasci para cantar. A minha vida é dedicada a cantar, a encontrar canções e a cantá-las (...) se eu me envolvesse na política, teria que negligenciar aquilo que é mais importante para mim, a canção folk".


Em Portugal, Mercedes Sosa atuou em 1979, na primeira Festa do Avante, no Alto da Ajuda, em Lisboa.
Era Embaixadora da Boa Vontade da UNESCO para a América Latina e o Caribe. Em 2000, ganhou o Grammy Latino de melhor álbum de música folclórica por "Misa Criolla", feito que repetiria em 2003 com "Acústico" e em 2006 com "Corazón Libre".
Faleceu a 4 de outubro de 2009.

Com ela o mundo aprendeu a cantar "Gracias à la vida" da chilena Violeta Parra.


A música é o barulho que pensa
                                                             Victor Hugo


BOA SEMANA COM BOA MÚSICA

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...