agosto 11, 2011

A escritora Enid Blyton, nasceu em Londres a 11 de agosto de 1897 e ao longo dos quarenta anos da sua carreira, publicou cerca de 800 livros infantis/juvenis.
Inicialmente educada para se tornar numa compositora de música, Enid Blyton dedicava-se igualmente à escrita de pequenas histórias e poemas, que enviava para jornais. Apesar da sua família achar que a sua escrita não passava de uma brincadeira, a escritora cedo começou a publicar as suas obras. A primeira chamava-se "Child Whispers" (1920) e era composta por um conjunto de poemas.
O seu primeiro livros de aventuras para crianças, intitulava-se "A ilha secreta" e foi publicado em 1938. Este seria um marco importante na sua carreira, que levaria à publicação das séries "Os cinco" e "Os sete".


 As histórias de "Os cinco" tiveram tanto êxito que deram origem a duas séries de televisão, uma em 1957 e outra em 1995.
Nas décadas que se seguiram, Enid Blyton tornou-se na principal escritora do mundo da literatura infantil. Capaz de escrever 10000 palavras por dia, as suas publicações aumentavam rapidamente. 
Os seus livros tinham um vocabulário simples e uma componente de aventura capaz de cativar o interesse e despertar o imaginário dos seus jovens leitores.
As suas obras foram traduzidas em cerca de 70 línguas e vendidos mais de 60 milhões de exemplares em todo o mundo.

Em 1949 Enid Blyton lança o primeiro livro que tornaria célebre "Noddy".  Noddy é um menino de cinco anos que vive na Cidade dos Brinquedos. As vendas deste livro excederam as expectativas e seguiu-se a publicação de novas histórias do género. Actualmente a série passou para o ecrã de televisão e faz as delicias dos mais novos. Mas qual o segredo de todo este êxito? Enid Blyton sabia exactamente o que as crianças e jovens gostavam de ler. Nos seu livros as crianças podiam fazer o que desejavam: explorar túneis secretos, acampar em ilhas, descobrir mistérios, procurar tesouros...

Vela AQUI os livros da autora que encontrará na Na Sala Infantil
da Biblioteca Municipal para empréstimo domiciliário

BOAS LEITURA COM MUITAS AVENTURAS

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...