agosto 10, 2011

A BAHIA É MEU CHÃO, MEU UNIVERSO HUMANO, MINHA PRÓPRIA REALIDADE

No dia que faria 99 anos recordamos Jorge Amado

Nasceu a 10 de agosto de 1912 em Pirangi, Bahia e faleceu a 6 de agosto de 2001.
Estudou em Salvador e no Rio de Janeiro, onde se dedicou ao jornalismo e se licenciou em Direito.
O seu primeiro livro, "O país do Carnaval", foi publicado em 1931. A sua obra mostra que conhecia profundamente o povo do nordeste brasileiro, os seus problemas sociais e políticos,  e compromete-o ao ponto de, assumido comunista, ter os seus livros proibidos em 1937, ser preso em 1939 e em 1942, durante a ditadura de Getúlio Vargas, ser exilado no Uruguai. Em 1961 entra para a Academia Brasileira de Letras.
A sua obra literária conheceu inúmeras adaptações para cinema, teatro e televisão, além de ter sido tema de escolas de samba em várias partes do Brasil. Os seus livros foram traduzidos para 49 idiomas, existindo também exemplares em braile e em formato audiolivro.


Eu continuo firmemente pensando em modificar o mundo
 e acho que a literatura tem uma grande importância

Recebeu títulos de Comendador e de Grande Oficial, nas Ordens da Venezuela, França, Espanha, Portugal, Chile e Argentina; além de ter sido Doutor Honoris Causa em 10 Universidades, no Brasil, na Itália, na França, em Portugal e em Israel. O título de Doutor pela Sorbonne, em França, foi o último que recebeu pessoalmente, em 1998, na sua última viagem a Paris, quando já estava doente.
Foi-lhe atribuído o Prémio Camões em 1994.




Gabriela, Cravo e Canela foi a primeira telenovela a passar em Portugal e teve um enorme sucesso. A novela passou na televisão portuguesa entre maio e novembro de 1977, sempre em horário nobre, à hora do jantar, e cinco dias por semana. Criou junto do público o hábito de ver telenovelas brasileiras e quem não tinha televisão juntava-se em cafés para seguir os episódios.
Tinha como vedeta principal a atriz Sónia Braga no papel de Gabriela e deu a conhecer vários atores brasileiros como José Wilker, Armando Bógus e Paulo Gracindo.
Portugal parava diariamente à hora da telenovela, o parlamento fechou mais cedo nos últimos dias da sua exibição, todos os programas se organizavam em redor do episódio do dia.
A sociedade portuguesa adoptou o sotaque brasileiro como segunda língua, e as atrizes e atores brasileiros como vedetas indispensáveis.
Os romances de Jorge Amado passaram a ser mais lidos em Portugal, com destaque para "Gabriela, Cravo e Canela" que nesse mesmo ano de 1977 foi a obra mais vendida na edição da Feira do Livro de Lisboa.

Para ficar a conhecer melhor a sua vida e obra pode requisitar na Biblioteca Municipal o livro  de Álvaro Salema "Jorge Amado: o homem e a obra: presença em Portugal"

Para além de "Gabriela, Cravo e Canela"  pode ver AQUI a bibliografia
de Jorge Amado que a Biblioteca Municipal dispõe para empréstimo domiciliário.

Boas Leituras

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...